Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Futuro!

Universidades terão que formar professores para o mundo digital

Micaela Orikasa - Grupo Folha
21 jan 2021 às 08:10

Compartilhar notícia

- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pensando no desenvolvimento de competência digital para os professores, o Conselho Nacional de Educação estabeleceu em dezembro de 2019, novas diretrizes para os currículos das universidades e para uma nova base nacional docente, que dialoga com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum).


No entanto, isso não acontece na prática, como explica a especialista em políticas educacionais, Claudia Costin, fundadora e diretora do CEIPE-FGV (Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas) do Rio de Janeiro. "Esse é o grande desafio hoje. Não estamos preparados porque as universidades brasileiras formam os professores em completa desconexão entre teoria e prática. A formação ainda é essencialmente teórica. Não é preparatória para essa que é uma das mais complexas profissões. Vai ser muito importante termos formações para o desenvolvimento profissional com um olhar forte para o mundo digital, mas que também transforme o currículo para as universidades”, afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Costin, o que muitas escolas privadas têm feito ao longo da pandemia foi promover cursos rápidos de preparação para os professores, mas para 2021 ela defende formações mais sólidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja quem tem direito

Candidatos podem pedir reaplicação do Enem 2024 de 11 a 15 de novembro

Imagem de destaque
Acesso à universidade

NRE de Londrina pede a empregadores para liberarem funcionários para a Prova Paraná Mais

Imagem de destaque
Saiba mais

Monitoramento aponta peixes contaminados com mercúrio no rio Madeira, no Amazonas

Imagem de destaque
Da UFPE

Estudo mede quanto ideologia afeta eleitor na transferência de votos de 1º para 2º turno


Na rede de colégios do Marista, o coordenador do ensino médio em Londrina, Nilson Douglas Castilho, comenta que entre os investimentos em formações do corpo docente, um dos destaques foi o curso de modelo de ensino híbrido.

Quer continuar lendo? Acesse na Folha de Londrina!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo