Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oportunidade

Universidades estaduais do Paraná ofertam 5,6 mil vagas para 228 cursos de graduação

Redação Bonde com AEN
07 ago 2024 às 15:51
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As universidades estaduais de Londrina (UEL), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) estão com inscrições abertas até outubro para os próximos vestibulares, com um total de 5.650 vagas nas diferentes áreas do conhecimento. 


Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

As provas dos processos seletivos serão aplicadas em Curitiba e em 17 cidades do interior paranaense, nos meses de outubro, novembro e dezembro, conforme o cronograma de cada instituição de ensino superior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nova ferramenta

Dona do ChatGPT e plataforma brasileira criam IA para alunos com deficiência

Imagem de destaque
Ingresso na graduação

Unespar alerta para prazos do vestibular 2025

Imagem de destaque
Poluição

Entenda por que o Sol fica vermelho com a fumaça das queimadas

Imagem de destaque
Aumento de desigualdades

Estudo relaciona maior exposição à poluição atmosférica na infância e menor mobilidade social na vida adulta


Nas quatro universidades, as vagas são ofertadas para 228 cursos de graduação em nível de bacharelado e licenciatura e cursos com duração mais curta para a formação de profissionais tecnólogos, modalidade que atende demandas específicas do mercado de trabalho. 

Publicidade


As possibilidades de atuação para os tecnólogos depois de formados abrangem áreas como tecnologia e segurança da informação, radiologia, gestão hospitalar, gestão ambiental, educação, entre outras.


As vagas estão distribuídas em câmpus localizados em Curitiba e em mais 15 cidades: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Londrina, no Norte do Estado; Guarapuava, Irati e Prudentópolis, no Centro-Sul; Chopinzinho e Coronel Vivida, no Sudoeste; Paranavaí e Loanda, na região Noroeste; Apucarana, no Vale do Ivaí; Campo Mourão, no Centro-Oeste; Jacarezinho, no Norte Pioneiro; Paranaguá, no Litoral; Pitanga, na região Central; e União da Vitória, no Sul do Paraná.

Publicidade


O diretor de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Osmar de Souza, destaca a importância da educação e a qualidade do ensino na rede estadual de universidades, descrevendo como é um pilar essencial para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento econômico da região. 


Em setembro, serão abertas as inscrições para os vestibulares das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste). Juntas, as sete instituições de ensino superior, ligadas ao Governo do Paraná somam, atualmente, 69.290 estudantes matriculados em cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e de tecnologia.

Publicidade


Imagem
Candidato do Concurso Unificado já pode conferir local de prova
Os mais de 2,11 milhões de candidatos do CPNU (Concurso Público Nacional Unificado) já podem conferir o seu local de realização da prova, a partir desta quarta-feira (7).

Cotas

As universidades estaduais contam com políticas afirmativas voltadas para o ingresso de estudantes do nível médio da rede pública, pessoas com deficiência e alunos autodeclarados negros, incluindo também aspectos de vulnerabilidade econômica. 

Publicidade


O objetivo é contribuir para a inclusão desses grupos que historicamente têm menos oportunidades de acesso à educação superior. A reserva de vagas pelo sistema de cotas sociais e raciais varia entre 30% e 50% do total de vagas disponíveis em cada instituição de ensino.


Feira de cursos 

Publicidade

Para auxiliar os estudantes de nível médio na escolha dos cursos de nível superior, a Unespar iniciou nesta terça-feira (6) uma mostra de profissões. O evento segue até quinta-feira (8) com programação simultânea em Curitiba e nos câmpus acadêmicos de Apucarana, Campo Mourão, Loanda, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. A expectativa é reunir um público superior à edição do ano passado, que atraiu 6.500 visitantes.


Na quinta-feira (15), será a vez da UEL, em Londrina, abrir o câmpus para uma feira de profissões e cursos. O objetivo é que os estudantes do ensino médio conheçam as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária nas várias áreas do conhecimento, assim com as ações de inovação tecnológica realizadas no ambiente acadêmico.

Publicidade


Serviço:

Unicentro

Inscrições: até 8 de setembro

Vagas: 1.140 vagas em 62 cursos

Provas: 13 de outubro, em Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Prudentópolis, Cascavel e Londrina

Edital e outras informações no site da instituição


UEL

Inscrições: até 9 de setembro

Vagas: 1.994 vagas em 53 cursos

Provas: 17 e 18 de novembro, em Londrina

Edital e outras informações no site da instituição


Unespar

Inscrições: até 14 de outubro

Vagas: 1.741 vagas em 84 cursos

Provas: 8 de dezembro, em Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória

Edital e outras informações no site da instituição


UENP

Inscrições: até 20 de outubro

Vagas: 775 vagas em 29 cursos

Provas: 1º de dezembro, em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho

Edital e outras informações no site da instituição


Imagem
Inscrições para a Feira das Profissões da UEL está abertas até sexta-feira
A 12ª edição do evento será realizada no dia 15 de agosto, no campus universitário, localizado na zona oeste.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade