A UFS (Universidade Federal de Sergipe) estreia em julho um clube de leitura dedicado à literatura árabe - se não o único, ao menos um dos poucos do tipo no Brasil. O projeto faz parte do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos, inaugurado no fim de 2019. O clube vai se reunir uma vez por mês na internet para conversar sobre a obra escolhida. A participação é gratuita, mas é preciso fazer a inscrição previamente.
Segundo a Agência de Notícias Brasil - Árabe, o ciclo de violência recente em Jerusalém e na faixa de Gaza foi um dos catalisadores do projeto. "Sentimos a necessidade de falar de formas diversas sobre o que acontece no Oriente Médio, fugir da efemeridade superficial com que os grandes meios de comunicação abordam a Palestina e os países árabes", disse à agência Marianne Gennari, uma das criadoras do clube.
No primeiro encontro, o grupo vai discutir a coletânea de contos "Beirute Noir", da libanesa Iman Humaydan. Os participantes terão desconto na compra do livro, graças a uma parceria entre o clube de leitura e a editora Tabla. Já para a segunda reunião a obra escolhida é "O Sussurro das Estrelas", do egípcio Naguib Mahfouz, publicado no Brasil pela editora Carambaia. Mahfouz é o único autor de língua árabe a ter recebido um Nobel de Literatura. No futuro, o clube vai também conversar sobre a literatura que foi escrita por árabes na diáspora.
Leia mais:
UEL e Grupo Folha de Londrina promovem a segunda edição do VestibaFest no Calçadão
Concurso do INSS terá 500 vagas para perito e salário inicial de R$ 14.166,99
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 é aprovada por 70% dos brasileiros, mostra Datafolha
No Brasil, 52% acham que Bolsonaro tentou dar golpe para seguir na Presidência, aponta Datafolha
O clube de leitura da universidade sergipana coincide com um excelente momento para a literatura árabe no Brasil. Como recentemente expliquei na revista Quatro Cinco Um, nunca se traduziu tanto do árabe para o português. Isso é em parte resultado do surgimento de um grupo de tradutores na USP capitaneados pela professora Safa Jubran, além de uma editora especializada, a Tabla.
No Instagram, o clube informou que as inscrições para esta primeira etapa já estão encerradas, mas uma nova rodada de inscrições gratuitas será aberta em agosto. Acompanhe no Instagram do clube para garantir sua participação.