Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cursos de excelência

Um terço dos programas de pós-graduação da UEL sobem de conceito na avaliação da Capes

Redação Bonde com Agência UEL
15 set 2022 às 18:46

Compartilhar notícia

- UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Do total de 49 programas de pós-graduação oferecidos pela UEL (Universidade Estadual de Londrina), 16 subiram de conceito, conforme avaliação feita pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A universidade passou a contar com cinco programas de pós-graduação considerados como cursos de excelência, dois a mais em comparação com a avaliação anterior. Dos quase 50 programas, 32 mantiveram os conceitos alcançados e apenas um apresentou queda na avaliação.


Passaram a contar com a nota máxima (7) os programas de pós-graduação em Ciência Animal (CCA) e Patologia Experimental (CCB). Já o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (CCE) manteve nota 7, permanecendo como curso de referência para a área entre as universidades do país. Ao mesmo tempo, passaram a contar com o conceito 6 os programas de pós-graduação em Agronomia (CCA) e Biotecnologia (CCE). Na última avaliação, há quatro anos, os programas haviam sido avaliados com a nota 5.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A UEL possui outros dez programas de pós-graduação com a nota 5, além de 29 com a nota 4 e 5 com a nota 3. O prazo para apresentação de pedidos de reconsideração permanece aberto até 3 de outubro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira as mudanças

Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Inep divulga gabarito oficial do Enem

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
12,8% não tem graduação

Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada


Avaliação

Publicidade


Feita a cada quatro anos, a avaliação tem início com uma coleta de dados e conta com a participação da comunidade acadêmica, sendo uma atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos

stricto sensu no país. São levados em consideração os documentos públicos registrados separadamente por cada programa de pós-graduação no SNPG (Sistema Nacional de Pós-Graduação), também chamada de “Plataforma Sucupira”, que é uma das plataformas para a submissão de teses e artigos científicos mais importantes do mundo.


As informações fornecidas pelas IES (Instituições de Ensino Superior) são consolidadas pelo corpo técnico da Capes. Então, os programas passam a ser analisados por comissões formadas por consultores especialistas. Estes, por sua vez, passam a emitir relatórios com pareceres e notas para cada programa. Somente após serem submetidos à análise de um colegiado, os pareceres sobre mais de 7,5 mil cursos de instituições de todo o País são aprovados.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo