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Tecnologia

UEM desenvolve software que ajuda a elaborar grade de horários escolar

AEN-PR
07 dez 2020 às 11:12

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- Divulgação
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A definição de horários de aulas para os professores e alocação de salas para as disciplinas é uma tarefa que toda instituição de ensino deve fazer no início de cada ano letivo. É uma incumbência que, além de consumir horas de trabalho para conseguir uma solução viável, envolve alguns cuidados como disponibilidade do professor, adequação de salas conforme a disciplina ou turma, entre outras variáveis.


O GPEA (Grupo de Pesquisas em Engenharia do Algoritmo), do Departamento de Informática da UEM, lançou um software que vai simplificar a tarefa.

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Utilizando técnicas de inteligência computacional, o novo software, denominado SIGAH (Sistema Inteligente de Geração Automatizada de Horário), permite a automação da construção de grades de horários de aula, considerando todas as disciplinas necessárias para cada turma e as disponibilidades de cada professor.

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O programa baseia-se em uma dissertação de mestrado defendida, dentro do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UEM, por Landir Saviniec que, atualmente, atua como professor no campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná.

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"Do resultado da pesquisa surgiu o interesse em criarmos um software para atender as escolas de ensino fundamental e médio” explica Ademir Aparecido Constantino, professor do Departamento e orientador da dissertação de Saviniec.


GRATUITO - Ele explica que existem sistemas no mercado que visam auxiliar nessa tarefa, porém, o uso requer pagamento e anuidade e muitas escolas públicas enfrentam escassez de recurso que invalidam a aquisição. "Considerando a existência de milhares de escolas públicas no Paraná, a adoção do SIGAH pode significar uma expressiva economia de recurso público”, enfatiza o professor.

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A proposta é disponibilizar o uso do software gratuitamente para as escolas públicas do Estado. O único requisito é que o diretor responsável pela instituição faça um cadastro no portal do programa.


DIFERENCIAL - Constantino explica que o diferencial do SIGAH pode ser resumido em dois aspectos O primeiro é o uso de uma técnica computacional inédita, a qual tem alcançado soluções superiores na comparação com outras já conhecidas na literatura científica.


O Outro diferencial é o fato do software ter uma interface gráfica para WEB, cujo processamento fica centralizado em um servidor de alto desempenho da UEM, não exigindo, portanto, a instalação em computador específico da escola. Ou seja, partir da pesquisa de Saviniec, o GPEA criou um programa que pode ser acessado pela internet, por meio de qualquer computador.

O novo serviço deve ser apresentado formalmente para a Secretaria de Estado da Educação, segundo Constantino, que também integra o GPEA. Mas as escolas já podem se cadastrar. A informação é que mais de 120 escolas já fizeram registro para uso do sistema, com expectativa pelo aumento considerável da demanda no início do ano letivo de 2021.


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