Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta terça-feira

UEL tem eleição direta e eletrônica para escolha da nova reitoria

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 abr 2022 às 11:50

Compartilhar notícia

- Jaelson Lucas/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A comunidade universitária vai às urnas nesta terça-feira (12) para eleger o novo reitor e vice-reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina) para a gestão 2022/2026. Pela primeira vez o pleito será realizado de forma eletrônica, das 8 às 22 horas, via sistema SAELE, software público, que deverá facilitar a participação dos membros da comunidade com economia e agilidade, possibilitando a divulgação do resultado de forma célere e confiável. O segundo turno está agendado para 27 de abril.


Conforme a Resolução que estabelece Regimento Eleitoral, aprovado em dezembro passado, a eleição direta para escolha dos novos dirigentes da UEL é a primeira etapa para composição da lista tríplice que será elaborada pelo Conselho Universitário para ser enviada ao Governador, para a nomeação do Reitor e Vice-reitor. Os novos dirigentes tomam posse em 10 de junho próximo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Regimento Eleitoral, podem participar da votação professores e agentes universitários em pleno exercício das funções ou em licença com vencimentos, além dos estudantes de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados. Nesta eleição o Regimento também considerou eleitores, no seu artigo 3º, parágrafo 1º, os docentes e agentes com contrato de trabalho por prazo determinado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira as mudanças

Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Inep divulga gabarito oficial do Enem

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
12,8% não tem graduação

Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada


Ao todo mais de 21.494 mil eleitores poderão participar do pleito, sendo que a votação não é obrigatória. O colégio eleitoral da UEL é formado por 17.336 estudantes de graduação e de pós-graduação. Ao todo são 1615 professores efetivos e temporários e 2.543 agentes universitários (efetivos e temporários) aptos a votar. A votação será realizada de acordo com o voto paritário proporcional, com o mesmo peso para cada uma das três categorias de eleitores.


Para votar os eleitores devem acessar a página do SAELE, selecionar a categoria à qual pertencem e clicar em “votar”. Em seguida, devem fazer loginn com número de matrícula ou chapa funcional. Uma tela será aberta onde o eleitor poderá conferir os números das chapas. Depois de checar o candidato escolhido e digitar o número correspondente à chapa, o eleitor deve confirmar o voto. Há também a possibilidade de votar em “Branco” ou “Nulo”, digitando as letras “B” ou “N” na tela de votação.


A Comissão Eleitoral e a ATI (Assessoria de Tecnologia da Informação) disponibilizaram um tutorial para que a comunidade universitária se familiarize com o sistema de votação online – Acesse AQUI o tutorial.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo