Professores, pesquisadores e estudantes da pós-graduação, do CCS (Centro de Ciências da Saúde) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), participam da organização do Encontro Sul 2021 – Resistências do Sul: Em Defesa das Vidas, da Democracia e do SUS, que será realizado dias 22 e 23 de outubro em formato virtual. O evento é gratuito e aberto para todos os públicos interessados na temática SUS e democracia. As inscrições podem ser feitas AQUI.
O encontro tem como objetivos compartilhar experiências de pensamentos e inovações nas áreas de saúde e educação, além de discutir políticas públicas e ações para o fortalecimento da democracia e do SUS. Também será a oportunidade de preparar o 15º Congresso Internacional da Rede Unida, que está marcado para junho de 2022, em Vitória no Espírito Santo.
Organizado pela Regional Sul da Associação Brasileira da Rede Unida, o evento reúne representantes de diversas instituições e de órgãos públicos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Leia mais:
Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina
Inep divulga gabarito oficial do Enem
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
"Quando falamos em saúde, não é restrito a uma visão biológica, mas sim pensando em saúde como qualidade de vida, direitos preservados, condições de viver, horizontalidade na democracia, uma visão ampliada”, afirma a Rossana Staevie Baduy, coordenadora da Seção Regional Sul Rede Unida e professora aposentada do Departamento de Saúde Coletiva, do CCS.
Segundo Rossana, a Universidade participa ativamente desde a criação da Rede Unida em 1985. "Desde o início o CCS esteve ativamente participando da organização da Rede, de práticas de integração docente, assistencial e com a comunidade”, conta.
Programação - Em atividades simultâneas, no dia 23 de outubro, representantes da UEL participam de diversos debates, a partir das 14h30. A professora Marselle Nobre de Carvalho, do Departamento de Saúde Coletiva, do CCS, será uma das convidadas da mesa intitulada "O SUS como sistema sanitário e processo civilizatório: relembrando as origens”.
Na mesa "Educação e trabalho na saúde: derrubando muros, construindo pontes”, estará a professora Beatriz Zampar, do Departamento de Saúde Coletiva, do CCS. Participará do debate "A saúde mental e o trabalho docente, discente e sócio sanitário: a pandemia pede cuidado”, a psicóloga do Sebec (Serviço de Bem-Estar à Comunidade), Carla Pagnossim.
"Violência, vulnerabilidades e saúde: velhos problemas, novos desafios” é o tema da mesa em que fará parte a professora Flávia Fernandes de Carvalhaes, do Departamento de Psicologia Social e Institucional, do CCB (Centro de Ciências Biológicas). Outro convidado é o professor Reginaldo Moreira, do Departamento de Comunicação, do Ceca (Centro de Educação, Comunicação e Artes), que participará da mesa "De que direitos e de que humanos falamos quando tratamos de Direitos Humanos?”. Toda a programação prévia pode ser conferida na página do Encontro Sul da Rede Unida (acesse).
Comissão científica - Além de Rossana Staevie Baduy, participam da comissão científica do evento as professoras Marselle Nobre de Carvalho e Josiane Vivian Camargo de Lima, ambas do Departamento de Saúde Coletiva; os doutorandos Carlos Guilherme Meister Arenhart, Joamara de Oliveira Pimentel, João Felipe Marques da Silva, Karla Giovana Bavaresco Ulinski e Silvia Karla Azevedo Vieira Andrade; e a mestranda Liz Bárbara Esteves Araujo.