Nesta terça-feira (17) é comemorado o Dia da Prematuridade. Com o objetivo de celebrar a data, a Residência em Neonatologia do Departamento de Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em parceria com a Divisão Materno Infantil do Hospital Universitário (HU/UEL) promovem a Semana da Prematuridade.
O destaque é o curso de capacitação "Estratégias de cuidado para o prematuro hospitalizado e sua família”, voltado para os profissionais de saúde que atuam no Hospital.
A incidência da prematuridade é alta no HU/UEL, referência em gestação de alta complexidade e risco. A equipe acompanha o difícil caminho dos bebês prematuros e das mães, desde o nascimento até a superação e a alta deles. São adotadas várias estratégias de humanização e tratamentos por meio de projetos.
Leia mais:
Sisu 2025 terá cotas para estudantes de áreas rurais
Evangélicos jogam menos na Mega-Sena, e adesão a bets é igual, mostra Datafolha
'Demure' é eleita a palavra do ano por dicionário online; veja lista completa
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Projetos – Todos os projetos desenvolvidos dentro do HU/UEL visam o desenvolvimento e diminuição do tempo de internação do recém-nascido. Dentro os projetos oferecidos pelo HU/UEL estão o Cuidado Canguru, que promove o contato pele a pele com a mãe e o pai; a Hidroterapia, na qual é realizada a imersão do bebê no balde, feito principalmente pela equipe de fisioterapia, auxilia na melhora do padrão respiratório, na redução da dor e stress.
Além da Redinha, que proporciona conforto e estimula o desenvolvimento; a Musicoterapia, que por meio de músicas selecionadas em volume adequado oferece aconchego e alívio de desconfortos e a Participação Familiar, que permite uma participação maior da mãe e pai nos cuidados com o recém-nascido.