O 1º Calçadão da Extensão e da Cultura será nesta terça-feira (30), das 9h às 19h30. A série de atrações e atividades faz parte do encerramento das comemorações dos 47 anos da UEL. O objetivo é aproximar a comunidade interna das atividades de extensão por meio de atrações culturais e integração dentro do Campus Universitário.
Nas proximidades da Biblioteca Central (BC), das 9h às 14h, a comunidade universitária terá à disposição a "Feirinha da Cidadania". Serão comercializados frutas, verduras e legumes orgânicos, doces, compotas, ervas e artesanato. Integram a Feirinha produtores que participam de projetos de extensão e do Programa Municipal de Economia Solidária de Londrina.
Outro destaque é a Mostra de Extensão (9h às 18h), que traz estandes de projetos de extensão. Entre eles estão o Museu Itinerante de Microscopia, Oftalmologia Veterinária, Vida: Medicina Transfusional em Animais de Companhia, Cultivando Saúde: Prevenção Contra o Câncer de Mama e Diagnóstico Laboratorial de Paracoccidioidomicose.
"O evento é para que a comunidade universitária também conheça os projetos que são desenvolvidos aqui, porque são muitos, e muitas vezes nós não conhecemos nem os que são do nosso Centro", afirma a professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, do Departamento de Comunicação, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), também responsável pela diretora de Eventos, Cultura e Relações da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).
Segundo ela, o Calçadão da Extensão e da Cultura, além de divulgar as ações e atividades dos projetos ligados à extensão universitária, a iniciativa reforça a cultura dentro da Universidade.
Exposições - Outras atrações são exposições abertas à visitação em espaços ao longo do Calçadão. É o caso da exposição sobre Van Gogh, na Réplica da Primeira Catedral de Londrina. Também estarão abertos para visitação a recém-inaugurada sede do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) e a Casa do Pioneiro.
Outra opção cultural, no hall da Biblioteca Central, é a exposição "Artistas da UEL". Ela reúne obras dos artistas Antônio Cervantes, Neusi Berbel, Marcos Bhall, Odil Miranda Ribeiro e Zita Kiel, além do acervo da Literatura de Cordel, mantido pela equipe da BC. Com mais de 5 mil títulos, o acervo é o segundo maior do mundo. O primeiro está no Japão, com cerca de 8 mil e o terceiro pertence à França e contabiliza 3 mil exemplares.
Além disso, terão apresentações culturais com início às 11h30, que seguirão ao longo do dia, essas atrações são da comunidade da UEL, dos cursos de Artes Cênicas, Música e Educação Física. Entre as apresentações estão o Coro do Hospital Universitário (HU/UEL) e o Sarau de Poesias, produzido pela rádio revista Tecer Idades, programa veiculado na UEL FM (107,9), protagonizado por idosos.
Confira os horários das apresentações Culturais, que serão das 11h45 até às 18h30:
11h45: Cena Incarnado (Gustavo Garcia) - Curso Artes Cênicas
12h: Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea - professor Fabio Furlanete, do MUT.
13h15: Coro do HU - Regente Edvaldo Alves de Souza.
13h40: Sarau de Poesias (Lia Salvany) - Projeto Tecer Idades.
17h: Classe Canto Coral - Discentes de Música - professora Heloiza de Castello Branco.
17h30: Cena Esculpindo o Vivo (João Mosso) - Curso de Artes Cênicas
14h: Ginástica Rítmica para a Promoção da Saúde do Idoso - Doutoranda Walquiria de Andrade - GEPEHAF.
18h: Voz e Violão (Adriano Borba) - Curso de Música.
Confira a programação completa no endereço Programação/CalçadãoCultural.
Mais informações pelo telefone (43) 3371-4432.