A UEL é a instituição do Sul do Brasil que mais vai disponibilizar vagas para o Parfor (programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), do Ministério da Educação, voltado à formação em serviço de docentes da rede pública. Das 600 vagas destinadas aos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 320 vagas são para Londrina, em oito cursos de nível superior. O cadastro e a pré-inscrição podem ser feitos até julho, na plataforma Capes de Educação Básica.
Com início programado para janeiro de 2023, as aulas são aos sábados, em formato presencial no campus. Os cursos ofertados pela UEL são: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Física, Geografia, Matemática, Música, Pedagogia e Química – com 40 vagas cada.
A coordenadora institucional do Parfor na UEL, Zuleika Piassa, professora do Departamento de Educação, comenta que há duas possibilidades de formação pela instituição: como 2ª licenciatura, para docentes licenciados que atuam fora de sua área de formação; e como formação pedagógica, para bacharéis e tecnólogos sem licenciatura que atuam nos cursos profissionalizantes de escolas públicas.
Leia mais:
Inscrições para o Sisu 2025 começam na próxima sexta-feira
Enem 2024 teve doze redações com nota mil; só uma de aluno de escola pública
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Segundo o edital Capes nº 08/2022, para este ano e o próximo são ofertadas 12 mil vagas em cursos de licenciatura nas IES (instituições de Ensino Superior) do país. Veja a lista de cursos e vagas do Parfor.
Inscrições
Para se inscrever, é necessário estar cadastrado na plataforma Capes de Educação Básica (antiga Plataforma Freire). Novos cadastros podem ser criados até dia 13 de julho. Os professores devem, posteriormente, fazer a pré-inscrição na plataforma até 18 de julho.
Na sequência, as secretarias de Educação devem confirmar o perfil dos professores e validar a pré-inscrição. O resultado preliminar sai em 23 de agosto. Confira o cronograma atualizado.
Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail [email protected]. A partir de 1º de julho, mais informações também estarão disponíveis na página do Parfor UEL.
Parfor
Criado em 2009, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é uma ação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A UEL foi a primeira universidade paranaense a aderir ao Programa e, nestes anos, ofertou formação para mais de 600 profissionais da rede pública de ensino, de 57 municípios da região Norte do Paraná.