A PCU (Prefeitura do Campus Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) iniciou nesta segunda-feira (10) o mutirão de limpeza e higienização dos espaços com vistas à retomada das aulas presenciais, no próximo dia 24 de janeiro. Para dar conta da demanda, a Prefeitura conta com uma equipe de servidores terceirizados, que deverão atuar das 8 às 18 horas. A partir do início das aulas, as equipes serão divididas em turnos (6 às 15 horas e 13 às 22 horas) para atender as especificidades dos oito Centros de Estudos, localizados no Campus Universitário – CCB, CLCH, CESA, CEFE, CECA, CTU, CCA e CCE.
O trabalho foi planejado considerando a necessidade de manter higienizados todos os espaços. O Campus da UEL tem 1,5 milhão de metros quadrados de área construída, 780 laboratórios e salas de aulas práticas, de acordo com dados oficiais da ProPlan (Pró-reitoria de Planejamento).
Conforme o prefeito em exercício do Campus, Daniel Correia, além da limpeza dos espaços, é preciso manter a rotina de manutenção e roçagem da área verde, sem contar o trabalho constante de verificação e reparo de telhados, calhas, alvenaria, rede lógica, elétrica e hidráulica. Segundo ele, este trabalho é realizado pelos servidores de carreira e seguem o fluxo normal, considerando a necessidade de deixar tudo pronto antes do retorno das aulas presenciais.
Leia mais:
UEL e Grupo Folha de Londrina promovem a segunda edição do VestibaFest no Calçadão
Concurso do INSS terá 500 vagas para perito e salário inicial de R$ 14.166,99
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 é aprovada por 70% dos brasileiros, mostra Datafolha
No Brasil, 52% acham que Bolsonaro tentou dar golpe para seguir na Presidência, aponta Datafolha
Ele explica que o contrato com a empresa terceirizada prevê limpeza dos espaços, além do abastecimento dos sanitários. Segundo Daniel, além do pessoal terceirizado, a PCU ainda conta com os servidores antigos do setor de zeladoria, que permanecem nos Centros e nas demais unidades. Inicialmente, os espaços serão higienizados uma vez ao dia, com a manutenção sendo feita pelos servidores da Prefeitura.
“A equipe terceirizada passará em todos os Centros diariamente para realizar a higienização. Os centros continuarão com os servidores. No caso de necessidade de retorno e de reforço da limpeza, os Centros poderão contatar a divisão de zeladoria da Diretoria de Serviços da Prefeitura”, explica.
Demais espaços
Além das equipes que atenderão ao Campus, outros 13 servidores atuarão exclusivamente no RU (Restaurante Universitário), para realizar a higienização daquele espaço, incluindo os sanitários.
O prefeito em exercício explica ainda que está sendo estudado o deslocamento de equipe para atender órgãos suplementares da universidade, localizados no centro e na região Leste de Londrina. É o caso do Museu Padre Carlos Weiss, Casa de Cultura, EAAJ (Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos), Centro de Educação Infantil do HU (Hospital Universitário) e CCS (Centro de Ciências da Saúde), anexo ao HU.
Outro trabalho que está sendo realizado paralelamente nesta fase do ano é a manutenção da área externa com vistas à prevenção à dengue. A ação envolve o GT Aedes (Grupo de Trabalho de Vigilância e Controle de Aedes na UEL) e a PCU, com objetivo de mobilizar a comunidade universitária para o combate efetivo ao Aedes aegypti na UEL.
O GT tem a participação do professor João Zequi, do Departamento de Biologia Animal e Vegetal, do CCB (Centro de Ciências Biológicas). Em toda a área do Campus estão instaladas ovitrampas, armadilhas que demonstram se há presença das fêmeas do mosquito e se elas depositam os ovos.