A UEL (Universidade Estadual de Londrina) está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, segundo o World University Ranking 2019, divulgado pela revista inglesa THE (Times Higher Education), na quarta-feira (26). Entre as 36 universidades brasileiras ranqueadas, a UEL é a 5ª melhor estadual, destacando-se nos conceitos de ensino e pesquisa.
Logo em seguida, aparece a UEM (Universidade Estadual de Maringá), 7ª melhor universidade estadual. As categorias que a instituição obteve mais reconhecimento foram citações e ambiente seguro de ensino. A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) estão classificadas em 8ª e 9ª lugar, respectivamente. As duas instituições alcançaram bons índices no que diz respeito a perspectiva internacional.
Já quando são comparadas a instituições de ensino superior da América Latina, o ranking coloca a UEL, UEM, UEPG e a Unicentro entre as 100 melhores universidades.
Os critérios de classificação incluem ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. O ranking avaliou mais de 1.200 universidades, de 86 países, sendo a maior tabela internacional publicada. Foram utilizados 13 indicadores de desempenho para fornecer as comparações. Esta é a 15ª edição do ranking da consultoria britânica.