Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Universidades de 72 países

UEL e UEM se destacam em ranking de publicações científicas

Redação Bonde com AEN-PR
11 jul 2024 às 18:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) e a UEM (Universidade Estadual de Maringá) estão entre as melhores do Brasil no ranking sobre publicações científicas. A classificação Leiden Ranking 2024 inclui 1.506 universidades de 72 países. A duas se destacam no grupo de 38 instituições de ensino superior brasileiras ranqueadas.


Elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, o ranking buscou informações na base de dados multidisciplinar Web of Science. Foram considerados artigos de pesquisa e artigos de revisão publicados de 2019 a 2022. Neste período, de acordo com o levantamento, a UEM teve 1.926 e a UEL 1.341 artigos publicados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na metodologia utilizada pelo CWTS os dados são coletados diretamente dos sites das universidades e da base de dados, dispensando a inscrição de candidaturas pelas instituições de pesquisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fim do século

Com mudanças climáticas, mortes por calor na Europa podem triplicar, diz estudo

Imagem de destaque
Taxa de inscrição de R$62

Inscrições para PSS da Educação são prorrogadas até o dia 26 de agosto

Imagem de destaque
Entenda

Candidatos terão de esperar até outubro para saber resultado do recurso no CNU

Imagem de destaque
Mulheres na política

Instagram deixou de barrar 93% dos discursos de ódio a políticas americanas, diz estudo


Um sistema automatizado de busca de informações compila dados de três bases de periódicos divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde; Ciências da Vida e da Terra; Matemática e Ciência da Computação; Ciências Físicas e Engenharia; e Ciências Sociais e Humanas.

Publicidade


De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a posição da universidade no ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas realizadas na instituição.


“As universidades estaduais estão no Interior do Estado, em contato com diferentes realidades, e as pesquisas desenvolvidas por elas refletem o alcance das universidades. São pesquisas aplicadas de interesse social, que contribuem para o desenvolvimento do Estado em todas as áreas do conhecimento. Isso também mostra a importância do investimento público que tem sido realizado na formação dos pesquisadores”, destaca o reitor.

Publicidade


As publicações contabilizadas seguem alguns requisitos, os textos acadêmicos são compilados de revistas científicas internacionais, com redação em inglês e com um ou mais autores. Os textos que têm apenas um autor possuem maior peso em relação aos artigos com autoria coletiva.


As universidades foram avaliadas por meio das seguintes características: impacto científico, colaboração – interinstitucional, internacional e com a indústria – artigos publicados na modalidade de acesso aberto e também pela diversidade de gênero na autoria das produções.

Publicidade


Entre as 38 universidades brasileiras ranqueadas, seis instituições são estaduais e estão classificadas na seguinte ordem: 1º lugar a Universidade de São Paulo (USP); 2º Universidade Estadual Paulista (Unesp); 3º Universidade de Campinas (Unicamp); 20º Universidade Estadual de Maringá (UEM); 26º Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e 29º Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Além das estaduais, o ranking destaca 30 universidades federais (uma delas é tecnológica e outra é rural), e duas Pontifícias Universidades Católicas.


LEIA TAMBÉM:


Imagem
Motorista embriagado que matou ciclista na região de Maringá é denunciado pelo MP por homicídio
O motorista de 26 anos que atropelou e matou uma ciclista no dia 2 de julho em Marialva (Região Metropolitana de Maringá) foi denunciado pelo MP (Ministério Público) por homicídio com dolo eventual nesta quinta-feira (11).
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade