A UEL (Universidade Estadual de Londrina) se mantém como a melhor universidade estadual do Paraná, de acordo com o ranking da revista britânica Times Higher Education – Emerging Economies 2021, divulgado na terça-feira (9). O levantamento classificou as 606 melhores instituições de Ensino Superior de 48 países considerados emergentes. No âmbito nacional, a UEL está na 29ª posição e, no âmbito internacional, ocupa a faixa 401-500.
Elisa Emi Tanaka Carloto, diretora de Avaliação e Informação Institucional da Proplan (pró-reitoria de planejamento), afirma que o Times Higher Education é um dos rankings mais relevantes que a universidade participa. "Ele tem valor agregado diferenciado, porque agrupa os países que possuem nível semelhante e apresenta melhor parâmetro comparativo. Ele avalia itens importantes para que as economias emergentes possam ser alavancadas", frisa.
A metodologia avalia cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Perspectivas internacionais e Renda da indústria (referente a relação com empregadores e oportunidades de estágios). Carloto explica que cada item recebe uma pontuação, mas que, no geral, é a relação entre eles que dá um bom desempenho para a Universidade. "Esses itens são fundamentais para que formem uma engrenagem, com ensino e pesquisa, tecnologia e geração de conhecimento, para promover o desenvolvimento do país", aponta.
Leia mais:
UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo
UEL aprova calendário de graduação para 2025
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
A diretora destaca ainda o momento de pandemia vivido em todo o mundo, que trouxe dificuldades para o desenvolvimento das atividades em diversos setores. "Conseguir manter a pesquisa e o ensino em uma universidade estadual, no interior do Brasil, é uma vitória coletiva de estudantes, servidores, funcionários e de todas as outras instituições que apoiam a UEL por meio de convênios, parcerias, campos de estágio e oportunidades para o desenvolvimento de diversas atividades", pontua.
Brasil
Das 606 instituições apontadas, 52 são brasileiras, entre públicas – federais e estaduais – e privadas. Na primeira colocação, entre as nacionais, está a USP (Universidade de São Paulo). Sete instituições estaduais de ensino superior paranaenses estão ranqueadas nesta edição do Times Higher Education – Emerging Economies 2021. No âmbito estadual, a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica) alcançou a primeira colocação, seguida da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da UEL. Na sequência, estão: UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), UEM (Universidade Estadual de Maringá) e Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
Rankings
Outros dois rankings divulgados em junho de 2020 também apontam o bom desempenho da UEL. O QS World University Rankings lista apenas 22 instituições brasileiras, das quais a UEL está na 17ª colocação, sendo a única estadual do Paraná. Já o The Center for World University Rankings (CWUR) coloca a instituição na 38ª posição, entre 57 ranqueadas do país. Neste, a UEL é a segunda estadual e a terceira paranaense.