Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Capacitação gratuita e online!

UEL e Paraná Esporte abordarão temas do Paradesporto em formação para treinadores

Redação Bonde com Agência UEL
11 mai 2021 às 15:12

Compartilhar notícia

- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) e o Paraná Esporte vão oferecer em julho o terceiro módulo da formação de treinadores, que integra o PAS (Programa de Atendimento à Sociedade), da Proex (Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade) da UEL, em parceria com o Departamento de Ciências do Esporte, do Cefe (Centro de Educação Física e Esporte). Totalmente gratuita, a formação será nos dias 3, 10, 17 e 24 de julho, no formato online, das 9h às 12h, e abordará temáticas referentes ao paradesporto.


"A ideia do módulo é fazer exatamente esse atendimento do paradesporto. Desde estratégias que tenham a característica de intervenção no esporte com deficiência sensorial, deficiência motora e intelectual, processo de avaliação de atletas, e a classificação funcional. Entendemos que este será um módulo importante para os treinadores”, destacou o professor Hélcio Rossi Gonçalves, do Departamento de Ciências do Esporte, que coordena a iniciativa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Deficiência – O terceiro módulo será aberto pela professora Marcia Greguol, também do Departamento de Ciências do Esporte, que falará sobre os aspectos conceituais da deficiência e da prática esportiva para a pessoa com deficiência sensorial (visual e auditiva). Marcia Greguol é doutora e mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP (Universidade de São Paulo), e tem pós-doutorado em Atividade Física Adaptada pela Universidade de Padova, na Itália.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira as mudanças

Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Inep divulga gabarito oficial do Enem

Imagem de destaque
Sessenta formandos

Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras

Imagem de destaque
12,8% não tem graduação

Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada


"Eu fiquei muito feliz pelo convite porque foi um cuidado muito grande que o professor Hélcio teve de incluir um módulo relacionado às pessoas com deficiência, o que mostra a preocupação em ter um olhar voltado para uma população que corresponde a uma parcela significativa. Afinal, temos em média no Brasil de 15 a 20 por cento da população com algum tipo de deficiência. É um número de pessoas muito expressivo”, afirmou a professora Marcia Greguol.

Publicidade


Dividido em quatro cursos, o módulo tem como objetivo proporcionar formação continuada, além de atualizar os conhecimentos dos profissionais que atuam no âmbito esportivo, sejam graduandos, professores ou treinadores.


Inscrições – O conteúdo será transmitido ao vivo pelo canal do Curso de Formação. As inscrições podem ser efetivadas a partir de junho via ficha cadastral disponível: AQUI.

Publicidade


Confira abaixo a programação completa do terceiro módulo:


3 de julho – "Aspectos conceituais da deficiência. Deficiências sensoriais: conceito, características e implicações para a prática esportiva” – professora Marcia Greguol (UEL).

Publicidade


10 de julho – "Estratégias para intervenção no esporte – deficiência motora e intelectual” – Professora Bruna Seron (Universidade Federal de Santa Catarina).


17 de julho – "Medias e Avaliação em Educação Física e esporte Adaptado”. Testes motores e adaptações. Método KTK”. Professor José Irineu Gorla (Universidade Estadual de Campinas).

24 de julho – "Classificação Funcional Paradesportiva”. Professor Claudio Diehl Nogueira (Universidade Castelo Branco – RJ).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo