Professores do Departamento de Estatísticas do CCE (Centro de Ciências Exatas), da UEL (Universidade Estadual de Londrina), criaram uma página no site da instituição para atualizar as informações sobre a Covid-19. A página pode ser acessada AQUI e reúne informações sobre o número de doentes e mortes causadas nesta pandemia.
O diretor do CCE, o professor Silvano Cesar da Costa, explica que o objetivo da ação - iniciativa de professores do departamento - é construir um canal de informação sobre a atual situação da doença com enfoque no estado do Paraná. O trabalho começou na segunda-feira (13) e atualização será feita diariamente.
Costa explica que a página da UEL tem como base os dados divulgados pelo site Brasil.io, que é um repositório de dados públicos e reúne números das secretarias de saúde dos estados brasileiros. "Cada estado solta seu boletim, independentemente, e o pessoal desse site -Brasil.io - faz a junção de todas as informações e as disponibiliza [ao público]. A gente atualiza todo dia, mas depende do site atualizar a sua base de dados".
Leia mais:
A página do CCE parte das estimativas da população, sistematizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tendo como base o ano de 2019. O site conta com seis abas: Resumo, Tabelas Dinâmicas, Linhas de Tendência, Mapas e Contatos. "A página é informativa, com base nos dados confirmados pelas secretarias de saúde. Não temos como objetivo fazer previsões futuras", comenta o professor.
A partir dos dados coletados pela equipe, os professores geram importantes informações, que podem mudar conforme o comportamento do vírus e da doença. Esse cenário está ligado diretamente às medidas de prevenção para conter o coronavírus, como o isolamento social. Por exemplo, os cinco municípios paranaenses com maior taxa de letalidade, ou seja, de morte por Covid-19, em 13 de abril, são: Curitiba, Campo Mourão, Londrina, Maringá e Cascavel.
Na aba "Mapas", o internauta pode verificar os municípios do Paraná que têm casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus e, também, o número de mortes por Covid-19. Basta passar o cursor em cima do mapa de cada município do estado. Quanto mais escura a cor do município, maior o número de casos e mortes pela doença. O trabalho conta com a colaboração do estudante do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (mestrado), Gabriel Danilo Shimizu.