Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

O Perobal
26 mar 2024 às 18:28
- COM/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais de 15 unidades expositivas relacionados às áreas de Saúde, Agronegócio e Meio Ambiente serão apresentados na Via Rural Smart Farm, durante a ExpoLondrina 2024, que será realizada de 5 a 14 de abril, no Parque Governador Ney Braga, em Londrina. O objetivo é fortalecer a interação da comunidade acadêmica com o público visitante que poderá ter acesso a informações sobre temas curiosos como nanopesticidas na agricultura, controle biológico para dengue e espécies de insetos benéficos para a produção agrícola, além da megaestrutura de pesquisa utilizada no desenvolvimento de tecnologias para a cadeia do leite e em estudos de toxoplasmose.


Segundo a pró-reitora de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex), professora Zilda Andrade, além dos projetos acadêmicos, estudantes participarão por meio das empresas juniores Consoagro (Agronomia), VetJr (Medicina Veterinária), Bioma (Ciências Biológicas) e Monsec (Secretariado Executivo). A participação da UEL na Via Rural Smart Farm ocorre em parceria com Governo do Estado, via IDR-Paraná, Secretaria do Desenvolvimento Social e Família e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A pró-reitora destaca que a participação da Universidade em mais esta edição da feria agropecuária é fundamental para reforçar laços estabelecidos com o produtor rural da região, além do grande público que visita a Via Rural. Na última edição, foram registrados mais de 470 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios. A Via Rural Smart Agro é um espaço permanente localizado no interior do parque que contém 11 mil m² de área, onde o público pode ver de perto o que os órgãos públicos realizam em extensão e pesquisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar

Imagem de destaque
Confira!

Concurso Nacional Unificado libera cartão de confirmação

Imagem de destaque
Segundo ONG

Em 10 anos, escolas estaduais do país perderam um terço dos professores efetivos

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos


“Consideramos ainda uma oportunidade de receber a demanda da comunidade vinculada ao agronegócio, do pequeno ao grande produtor”, comenta Zilda Andrade. Ela destaca, ainda, o importante trabalho realizado pelos estudantes, que se envolvem desde o planejamento, montagem e atendimento nos estandes que apresentam projetos acadêmicos e as atividades oferecidas pelas empresas juniores.

Publicidade


“Essa relação traz benefícios para todos, e demonstra como a Universidade pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social. É uma vivência importante para o amadurecimento, conciliando teoria e prática profissional”, afirma Zilda Andrade, pró-reitora de Extensão (Proex).


Ela lembra que a partir deste ano existe a exigência da creditação da extensão, que prevê incorporar atividades extensionistas às matrizes curriculares dos cursos de graduação. Com isso, é necessário assegurar no mínimo10% do total de créditos curriculares da graduação em programas e projetos de extensão universitária.

Publicidade


Hospital Universitário


Ainda de acordo com a pró-reitora, este ano o Hospital Universitário (HU) deverá participar da Feira no Espaço Cuidar, que será instalado na área do parque e não na Via Rural, mantendo uma programação específica em um horário mais extenso. O objetivo é apresentar projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão relacionados aos cursos de Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

Publicidade


“Isso é importante para deixar claro a vinculação que a Universidade tem com a sociedade, por meio de serviços essenciais e reconhecidos pela qualidade do atendimento”, define Zilda Andrade. Além do HU, a Agência de Inovação Tecnológica (Aintec) deverá estar presente na Feira no pavilhão Smart Agro para demonstrar os serviços relacionados à inovação e as novas tecnologias desenvolvidas vinculadas ao agronegócio.


Estandes da UEL na Via Rural Smart Farm

Publicidade


– Agricultura Sustentável e Biodiversidade;

– Vetores e Arbovirose;

Publicidade

– Animais peçonhentos;

– Biodiversidade de Insetos;

Publicidade

– Empresas juniores;

– Aquicultura;

– Orquidário e Agroecologia;

– Energia Renovável e vitrine biogás;

– Bovinocultura (Instituto Nacional de Pesquisa em Toxoplasmose; Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a cadeia do leite e Grupo de Estudos em Bovinocultura Leiteira);

– Espaço Horta na Escola.


Programação da UEL na ExpoLondrina


Abaixo, confira a programação completa com a participação da UEL na ExpoLondrina 2024:


– Conservação do Solo e da Água no contexto das mudanças climáticas: dia 8, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;

– Primeiro Encontro para o Desenvolvimento do Setor de Plantas Ornamentais do Norte do Paraná: dia 08, às 14h, no Recinto Milton Alcover;

– Inovações Tecnológicas na Avaliação de Carne: o futuro com IA: dia 8, às 15h, no Pavilhão Smart Agro;

– 21º Seminário Estadual de Aquicultura: dia 9, das 9h às 17h, no Recinto José Garcia Molina;

– Curso Prático de Inseminação em Bovinos: dia 10, 14h, no Pavilhão Smart Farm;

– 3º Seminário de Agroecologia e Horticultura na Sucessão Familiar: dia 10, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;

– 3º Seminário da Produção Sustentável de Leite: dia 11, às 9h, Recinto José Garcia Molina;

– 2º Seminário da Mesorregião Norte de Sanidade Agropecuária: dia 11, às 14h, no Recinto José Garcia Molina;

– 9º Encontro Regional de Mulheres Rurais: dia 12, das 9h às 12h, no Recinto José Garcia Molina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade