Três alunos da Universidade de Oxford participarão de um projeto de pesquisa envolvendo a Prefeitura de Londrina. Os estudantes atuarão remotamente, contribuindo na elaboração do Masterplan Londrina 2040. Para essa iniciativa, foram aprovados Carolina Stecca Douek, do Brasil, mais Ying Liu e Cody Wang Chexi, da China.
Os mestrandos da instituição inglesa foram entrevistados na última quinta-feira (11) em videoconferência, e o resultado da seleção foi divulgado no dia seguinte.
Ao todo, cinco estudantes se inscreveram para o projeto o Summer Fellow, que terá duração de oito semanas, de julho a agosto. Inicialmente, seriam selecionados dois bolsistas, mas segundo o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, que participou da banca seletiva, após a última entrevista, a escolha foi ampliada para três estudantes.
Leia mais:
Paraná pode ter 95 colégios dentro do programa Parceiro da Escola a partir de 2025
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Governo poderá decidir futuro de colégios que não registrarem quórum mínimo em votação
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
"Avaliamos os currículos e todos eram excelentes. Também levamos em conta, basicamente, duas questões, que é o Masterplan e a atração, retenção ou formação de talentos. Para fechar a escolha, vimos com o que gostariam de trabalhar e como poderiam contribuir com o projeto local”, comentou Canziani.
Cada um dos mestrandos, que serão bolsistas de Oxford por meio do Summer Fellowship, irá selecionar uma área dentro do Masterplan, que já está em desenvolvimento. A estimativa é quem, nos próximos dias, ocorra uma reunião virtual como todos os alunos e a equipe da Prefeitura, para iniciar o alinhamento do projeto.
"Um dos inscritos se retirou da seleção pois foi aprovado e chamado pela Casa Branca, ou seja, são profissionais de altíssimo nível. Em inovação e tecnologia, trarão propostas de outras cidades como um referencial para nós. Será uma experiência muito rica, é uma grande honra e privilégio ter mestrandos de uma das melhores universidades do mundo fazendo esse estágio de verão conosco”, declarou o secretário municipal de Governo.
A pesquisa de mestrandos de Oxford no município conta com participação do Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina). A iniciativa foi intermediada pelo londrinense e pesquisador, Pedro Arcain Riccetto, que leciona em Oxford.
Ricetto explicou que a ideia da parceria veio do contato diário que possui com os alunos dispostos a impactar nas mais diversas áreas, como meio ambiente, tecnologia, transporte, entre outros tópicos. "Tenho a oportunidade de conviver e me engajar em discussões com alunos brilhantes, com expertise em governo e políticas públicas, e muito interessados em entender, na prática, como promover um poder público mais eficiente, que entregue resultados. Claramente vi a oportunidade de, nesse momento estratégico que é a elaboração do Masterplan de Londrina, a minha cidade natal, unir as duas coisas”, afirmou.
O pesquisador adianta que seu próximo projeto é, assim como ocorreu com ele, contribuir para que alunos da rede pública de Londrina tenham oportunidades de estudar no exterior. "Tenho um grande interesse em incentivar esses estudantes. Trazer os alunos de Oxford para Londrina é algo muito legal, e essa nova proposta faria a ponte inversa”, antecipou.
Os três selecionados são:
Carolina Stecca Douek: Brasileira, bacharel em Economia pela USP (Universidade de São Paulo). Além do Brasil, atuou também em Peru, Argentina, Moçambique e Índia; com passagens pelo IFC (International Finance Corporation); Integration Consulting; ACCESS Development Services; entre outros. Cursa mestrado em Políticas Públicas da Escola de Governo da Universidade de Oxford.
Ying Liu: Chinesa, especialista em Literatura e Língua Portuguesa pela Universidade de Pequim. Mestranda em Políticas Públicas da Escola de Governo da Universidade de Oxford. Pela Citic Construction, atuou em Pequim e Luanda (Angola), com expertise em projetos de infraestrutura urbana e recursos humanos.
Cody Wang Chexi: Chinês, formou-se em Ciências Políticas e Filosofia pela LSE (London School of Economics and Political Science). Na graduação, obteve o topo nas turmas de Transparência e Prestação de Contas no Governo; Problemas na Filosofia Analítica, e Filosofia da Ciência. Também cursa mestrado em Políticas Públicas, na Escola de Governo da Universidade de Oxford. É fundador da YBNR International, plataforma de desenvolvimento para a iniciativa econômica Belt and Road.