O forte temporal que atingiu Apucarana (Centro-Norte) na quarta-feira (4), com ventos que ultrapassaram 77 km/h, causou estragos em diversos centros infantis e escolas municipais. Servidores do Departamento Operacional da Autarquia de Educação estão percorrendo as unidades, avaliando os danos e, na sequência, resolver os problemas.
“As situações mais significativas foram queda de uma árvore na Escola Monsenhor Arnaldo Beltrami, outra na Escola Fábio Henrique da Silva e de um galho no CMEI Domingos Mareze", explicou o prefeito Junior da Femac, que acrescenta que houve o destelhamento de parte das escolas Albino Biacchi, Humberto de Alencar Castelo Branco e Dr. Joaquim Vicente de Castro, além de quebra de vidros nas escolas Mateus Leme e Professor Idalice Moreira Prates.
Também foram contabilizados estragos em parte do forro nos CMEI Antônio do Carmo Ribeiro e Maria de Nazaré e na Escola Antonieta da Silva Lautenchlager. Foram registrados ainda alagamentos no CMEI Benedito Leugi e nas escolas Dinarte Pereira de Araújo e Maria Tereza Gebrim Preto. "Apesar de serem vários casos, o valor a ser gasto na recuperação das unidades não deve ser alto,” afirmou o prefeito.
“Muitas unidades de ensino amanheceram hoje (5/10) ainda sem energia elétrica e sem abastecimento hídrico. No entanto, todos os CMEIS e Escolas dispõem de caixa d’água e continuam atendendo aos estudantes. Mas muitos pais optaram por não mandar seus filhos para as unidades de ensino nesta quinta-feira,” acrescentou a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
A Autarquia Municipal de Educação coloca-se à disposição para esclarecer as dúvidas das famílias e da comunidade por meio do telefone (43) 3308-1699.
Em toda a cidade
Na quarta-feira, operários e técnicos da prefeitura, bombeiros e equipe da Defesa Civil atuaram para desobstruir ruas e avenidas, onde ocorreu um número muito significativo de queda de árvores. “Tivemos queda de árvores por toda a cidade e, por enquanto, soubemos de um único caso mais grave com a destruição de um automóvel, na queda de uma árvore de médio porte na Vila Nova, próximo da garagem da Viação Apucarana Ltda”, informou o secretário do Meio Ambiente, Gentil Pereira.
Em Apucarana, cerca de 33 mil consumidores ficaram sem acesso à energia elétrica na quarta, número que foi reduzido para quatro mil imóveis nesta quinta-feira.