Apenas metade das escolas públicas brasileiras mantinham políticas de combate ao racismo em 2021, aponta levantamento da ONG (Organização Não-Governamental) Todos Pela Educação divulgado nesta terça-feira (25). De acordo com a entidade, houve uma queda acentuada em projetos com esta finalidade quando comparado com 2015, quando três em cada quatro instituições de ensino públicas (75,6%) tinham políticas internas de conscientização contra a discriminação por raça.
O levantamento foi feito com base em respostas de diretores e diretoras de instituições de ensino ao Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), aplicado de forma bienal. De acordo com as respostas dos dirigentes escolares, verificou-se uma progressão de 2011 (66,7% das escolas) e 2013 (68,8%) até 2015 (75,6%), quando começou a apresentar queda em 2017 (72,5%) e, mais acentuadamente, em 2019 (52,2%) e 2021 (50,1%).
O mesmo estudo indica queda nos projeto de combate ao machismo e homofobias em escolas públicas: se, em 2017, 43,7% (quase metade) das escolas trabalhavam os temas contra estes preconceitos, o percentual caiu para 25,5% (uma a cada quatro escolas) em 2021.
Para a analista de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Daniela Mendes , o avanço de uma pauta ultraconservadora nos últimos anos, os impactos da pandemia e a falta de coordenação nacional durante a última gestão do Ministério da Educação são fatores que podem ter influenciado o cenário.
“A Educação vai além da transferência de conteúdos técnicos para os estudantes. A escola precisa ser um espaço de acolhimento, respeito e valorização das diversidades. Melhorar a qualidade da Educação brasileira significa também promover um ensino intencionalmente antirracista e voltado para as relações étnico-raciais, além de olhar com atenção para ações de combate ao machismo e à homofobia”, afirma.
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