O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020 já está chegando. Os inscritos nessa edição vão realizar as provas no dia 25 de abril, em todos os estados e no Distrito Federal. Apesar de já ser bastante conhecida, muitos participantes vão fazer a avaliação pela primeira vez e para estar bem preparado, além de estudar, é preciso entender como funciona o Encceja.
Essa é uma prova voltada para jovens e adultos brasileiros que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica em idade adequada, pleitear o certificado do ensino fundamental e médio. O exame é aplicado todos os anos e qualquer pessoa pode participar de forma voluntária e gratuita.
Afinal, quanto preciso tirar na prova para passar no Encceja 2020? - O Encceja é constituído de quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação. Para ser considerado habilitado a conseguir o certificado para o nível de formação para qual se inscreveu, é preciso atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota igual ou superior a 5 pontos na redação, que varia de 0 a 10.
Leia mais:
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos
No ensino fundamental as áreas que caem na prova são: ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.
Já no ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.
E se não passar no Encceja? - Quem não conseguir atingir a pontuação necessária em todas as áreas de conhecimento da prova vai poder participar de futuras edições do Encceja para tentar a certificação novamente. Já aqueles que atingirem a pontuação mínima em uma ou mais de uma área têm direito a declaração parcial de proficiência. Com ela, quando for tentar o Encceja mais uma vez, não será preciso fazer a prova da área que já conseguiu ser aprovado.