Os estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019 terão acesso à nota individual obtida em cada área de conhecimento a partir do dia 17 de janeiro de 2020. O resultado estará disponível para consulta na Página do Participante no portal do Inep e também no aplicativo do Enem.
Para os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos, os chamados "treineiros”, a data é diferente. Para esse grupo o boletim individual será publicado em março de 2020.
Após a divulgação das notas, obtendo resultado mínimo exigido, os participantes poderão concorrer a vagas em universidades brasileiras e de Portugal, que firmaram parceria com o MEC.
Leia mais:
Candidatos podem pedir reaplicação do Enem 2024 de 11 a 15 de novembro
NRE de Londrina pede a empregadores para liberarem funcionários para a Prova Paraná Mais
Monitoramento aponta peixes contaminados com mercúrio no rio Madeira, no Amazonas
Estudo mede quanto ideologia afeta eleitor na transferência de votos de 1º para 2º turno
Atualmente, as principais formas de usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade são por meio do Sisu; ProUni; Fies e P-Fies; bem como em faculdades particulares.
Enem Digital
Para o ano de 2020 há uma previsão de mudança na aplicação das provas do Enem. Saindo da modalidade tradicional, as provas devem ser em versões digitais.
O Enem Digital irá passar por fases, em modelo-piloto, com implantação total planejada para o ano de 2026.
De acordo com o MEC, as primeiras aplicações digitais serão opcionais para os candidatos. Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel.
Para mais informações, acesse o site do Educa Mais Brasil.