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Rede estadual: Prazo de matrículas em escolas do Paraná é prorrogado para dia 17 de novembro

10 nov 2023 às 17:34

O período de matrícula escolar para o ano letivo de 2024 nos colégios da rede estadual do Paraná foi prorrogado para 17 de novembro, prazo válido tanto para a matrícula inicial quanto para rematrícula. A informação é da Seed-PR (secretaria estadual da Educação). Inicialmente o prazo terminaria nesta sexta-feira (10). A previsão é que o processo envolva a participação de pais e responsáveis legais de cerca de 1 milhão de alunos.


Assim como em anos anteriores, os responsáveis legais precisam fazer o procedimento de forma online, no site da secretaria da Educação na Área do Aluno. A matrícula inicial ou rematrícula devem ocorrer por meio da opção “Matrícula On-line”, depois da conferência ou atualização cadastral do estudante pelo responsável legal, que pode confirmar a vaga na instituição de ensino em que o filho já estuda ou, em caso de matrícula de ingresso, na escola indicada pela Seed-PR.


Caso desejar outro local que não o indicado, é necessário apresentar até três instituições de ensino de preferência. Nesta opção, o estudante será inserido no Ceve (Cadastro de Espera de Vaga Escolar) e o responsável deverá entrar na “Área do Aluno”, a partir de 23 de novembro, para conferir o resultado da solicitação e, a partir do dia 27 de novembro, para confirmar a matrícula na instituição.


Se nenhuma das opções for contemplada, o aluno fica na instituição de ensino direcionada pela Seed-PR para a conclusão do processo e, a partir 2 de janeiro de 2024, poderá entrar novamente na lista de espera de outras instituições de ensino.


ACESSO


Para acessar o site, o responsável legal ou o próprio estudante (quando maior de 18 anos e indicado como responsável) deve informar CPF e senha (que pode ser recuperada por SMS no celular cadastrado) para acessar a “Área do Aluno”. O primeiro acesso é restrito ao CPF e ao telefone celular cadastrados.


Caso o responsável legal não tenha celular ou acesso à internet, a matrícula será feita online na instituição de ensino estadual onde o aluno já estuda, ou mesmo na escola mais próxima de sua residência. Em ambos os casos, a escola disponibilizará acesso aos pais ou responsáveis para efetivação da matrícula online.


DOCUMENTOS


Para a efetivação da vaga, é necessário apresentar toda a documentação obrigatória, seja enviando desde o momento da confirmação da matrícula ou entregando presencialmente na instituição de ensino onde foi feito o processo, até o primeiro dia letivo de 2024.


Para a rematrícula é obrigatório o comprovante de vacinação e a fatura emitida da conta de energia ou de água nos últimos dois meses. Para a matrícula de ingresso os documentos necessários são certidão de nascimento; documento oficial de identificação com fotografia do responsável legal em caso de estudantes menores de idade; comprovante de vacinação.


O estudante não aprovado no ano letivo de 2023 manterá sua matrícula na instituição de ensino de origem. Mais informações estão disponíveis na Instrução Normativa N.º 001/2023 – SEED/DPGE.


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