A UEL (Universidade Estadual de Londrina) foi considerada a 24º universidade brasileira, permanecendo em 2º lugar no estado, atrás somente da UFPR (Universidade Federal do Paraná), segundo o RUF (Ranking Universitário Folha), divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo jornal Folha de São Paulo. No ano passado a UEL ficou em 25º lugar. Os cursos melhores classificados foram Design de Moda (4º melhor do país), Medicina Veterinária (9º), Ciências Biológicas e Biomedicina (11º). Veja o ranking completo aqui.
Outras graduações que receberam boa pontuação, segundo o RUF, foram Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Odontologia, consideradas entre as 12 melhores do país. Este ano o RUF avaliou 196 universidades públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes, de acordo com o último Censo da Educação Superior, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.
Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha de São Paulo, considerando as bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à pesquisa. Entre os destaques da UEL este ano está o ensino. Este tópico considerou a qualificação docente, professores com dedicação integral e a nota obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que recebeu nota final 27,19, colocando a Universidade na 19º posição.
Indicadores - Na opção pesquisa, o RUF considerou o total de publicações, total de citações, citações por artigo, publicações por docente, citações por docente, publicação em revistas nacionais, recursos captados, bolsistas CNPQ e teses. Neste quesito a UEL foi classificada em 29º lugar.