Pensando em ajudar os vestibulandos da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e atrair os amantes da literatura, a SMC (Secretaria Municipal de Cultura) de Londrina vai realizar, na próxima segunda-feira (19), um debate on-line sobre o livro "Histórias que os jornais não contam”, do escritor Moacyr Scliar. O encontro será transmitido às 18h30, no canal oficial das Bibliotecas Públicas Municipais, no Youtube (clique aqui).
Para participar não é preciso se inscrever com antecedência. Além disso, quem não puder participar da transmissão ao vivo, encontrará a gravação salva na playlist Literatura na Biblioteca, no mesmo canal. O material salvo pode ser revisto quantas vezes forem necessárias, assim como é possível pausá-lo para fazer anotações.
Para a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, a transmissão on-line possibilita uma participação ampla da sociedade, o que pode ser percebido pelo número de visualizações, que variam de 80 até 1.143 vezes. "O alcance do projeto vai muito mais longe com o formato remoto. Ele permite a interação com o público, que de outra forma não seria possível. Na última transmissão que fizemos, por exemplo, a autora da obra, que mora em Curitiba, entrou, participou e agradeceu aos presentes. Foi muito bacana!”, contou a coordenadora.
Leia mais:
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos
O objetivo da atividade é tratar a respeito da obra, que está na lista dos 10 livros que serão cobrados nos vestibulares de 2021 e 2022 da UEL. Dessa maneira, a Prefeitura de Londrina espera ajudar o vestibulando a compreender o contexto da produção do livro, a história de vida do escritor escolhido e os acontecimentos políticos, sociais e culturais que permearam a criação.
"Histórias que os jornais não contam” será a quinta obra abordada no Projeto Literatura na Biblioteca. Quem fará a apresentação será Camila Nakamura Vieira, que é mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários pela UEL e graduada em Letras Vernáculas e Clássicas, na modalidade Licenciatura.
No livro do autor contemporâneo há histórias ficcionais escritas a partir de fatos cotidianos retratados em notícias de jornal. Foi feita uma seleção de 54 crônicas, publicadas entre 2004 e 2008, no jornal Folha de S.Paulo, onde Scliar era colunista. Ao abordar a realidade social da classe média urbana no Brasil, o autor abriu espaço para a crítica social, o comentário político e o humor. A maioria dos textos estão em terceira pessoa e variam entre notícias pequenas, com uma ou duas linhas, até um conjunto delas falando sobre o mesmo tema.
Além desse livro, ainda serão tratados, até o final de 2021, "Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri; "Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos; "Clara dos anjos”, de Lima Barreto; "Contos novos”, de Mário de Andrade e o "O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa.