Desde 1995, o projeto de extensão Disque-Gramática, ligado ao Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, do CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas) da UEL, tem respondido a milhares de dúvidas sobre a língua portuguesa, não apenas apresentadas pela comunidade universitária, mas de qualquer um em dúvida sobre ortografia, acentuação, regência, concordância, e tantos outros aspectos do idioma de Camões.
De acordo com a professora Cristina Simon, coordenadora do projeto, a crase é uma das campeãs das dúvidas. Hifenização, pontuação e vocabulário também são questionamentos frequentes. Em um âmbito mais complexo, aparecem perguntas sobre coesão, coerência e intertextualidade. Quanto ao público, a professora informa que é muito variado, indo desde alunos do ensino fundamental até revisores, jornalistas e pesquisadores que estão, por exemplo, produzindo um artigo para publicação.
E se por um lado, observa Simon, a procura por telefone era expressiva por pessoas de menor escolaridade, o atendimento por WhatsApp, mais recente, levou o Disque-Gramática para o mundo. A professora relata solicitações da Bahia, Maranhão e até de Miami. Na avaliação da coordenadora, o projeto conquistou grande credibilidade e respeito junto à comunidade, ao mesmo tempo em que projeta positivamente a imagem da UEL na sociedade.
Atuação
O projeto conta com a participação da professora Maria Isabel Borges e, no momento, com 11 estudantes do curso de Letras/Português da Universidade. A equipe faz revisão de pequenos textos (como um resumo ou uma carta comercial), estudos de norma culta, promove cursos de revisão gramatical e sobre aspectos linguístico-textuais, e tira dúvidas não apenas pelos canais próprios, mas também na grande imprensa.
Há 15 anos, o Disque-Gramática está no Fala Brasil, programa sobre a língua portuguesa que vai ao ar de segunda a sexta-feira, pela manhã, na rádio Paiquerê FM (91,7). Em janeiro do ano passado, estreou mais um programa – Paiquerê Letra e Música – que vai ao ar às quartas-feiras, às 15 horas, e aborda a língua a partir das canções brasileiras. Ano passado, foram 50 programas. Em janeiro foram reprisados alguns, e desde fevereiro têm sido transmitidos programas novos.
Confira os meios de contato com a equipe do Disque-Gramática
(43) 3371-4619 (Whatsapp business) e pelo e-mail disque-gramatica@uel.br. Ou pelas redes sociais do projeto – Facebook ou Instagram.