O projeto de extensão da UEL (Universidade Estadual de Londrina) propõe "o uso de jogos de tabuleiros modernos (board games) no desenvolvimento cognitivo e das relações interpessoais de futuros professores e de estudantes do ensino médio". Ele foi iniciado em 2018.
Coordenado pelo professor Gustavo Iachel, do Departamento de Física, do CCE (Centro de Ciências Exatas), o projeto tem os jogos de tabuleiros, entre eles Dixit, Village, Champions Of Midgard, como aliados para o desenvolvimento do raciocínio lógico. De acordo com o professor, o projeto é aberto à participação das comunidades interna e externa da Universidade, visando a interação entre os futuros profissionais, em especial professores, com a comunidade externa, representada por estudantes do Ensino Médio. Os encontros são quinzenais, realizados no Departamento de Física, das 14 às 17h30, em um dia específico da semana a ser combinado pelo grupo.
O professor afirma que o projeto nasceu de um interesse pessoal em pesquisar o que os jogos podem trazer de benefícios para a formação universitária. "Estamos dentro de um contexto universitário, onde a pressão é constante, principalmente em cursos ditos mais difíceis. Dentro do CCE, percebo que há alunos que realmente carregam dificuldades em se formar, por conta, também, de fatores psicológicos", acrescenta.
Leia mais:
Violência contra mulher negra: 55% dos casos iniciam na juventude
Estudante de ensino superior privado ainda pode se inscrever no Fies até sexta
UEL, UEM, UEPG e Unioeste sobem em ranking continental e reforçam excelência em ensino
Paraná Empreende Mais abre inscrições para curso de tecnologia e inovação em Londrina
Por outro lado, o projeto é um espaço de "saneamento mental", em que o participante pode ter um momento de ócio intelectual. O objetivo é justamente promover o afastamento durante alguns instantes das atividades cotidianas, entre eles a rotina de estudos. Como colaboradores, participam do projeto os alunos do curso de Matemática, Hugo Yabe Martinez e Leonardo Aleixo Ferreira. Futuramente, outros três alunos de Física vão participar.
Conforme explica o professor, a partir do uso de jogos de tabuleiros modernos, os participantes podem desenvolver diferentes habilidades cognitivas, além do raciocínio lógico e matemático, inteligências social e emocional, em função dos momentos de cooperação e disputa. Eles afetam diretamente as relações interpessoais, além do desenvolvimento cultural, pelo aprofundamento temático em história, geografia, física, matemática, entre outras.
Segundo o coordenador, os estudantes se interessam bastante por jogos de cartas, como o truco. Os jogos modernos vêm para agregar novas mecânicas nos jogos e novas formas de competir. "Esse nicho de jogos de tabuleiro no país é pequeno, mas está crescendo bastante. O projeto, que ainda está em fase inicial, tem muito para crescer", afirma Iachel.
Gustavo Iachel, juntamente com dois professores do Departamento de Comunicação, Daniel de Oliveira Figueiredo e Rodolfo Londero, e demais parceiros, tem o canal "Board Games BR", na internet. O grupo faz reviews e listas de jogos em vídeos com cerca de 30 minutos de duração. O Canal é direcionado às pessoas que desejam conhecer um pouco mais sobre esse universo dos jogos.