Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Currículo

Projeto da UEL auxilia no preenchimento da Plataforma Lattes

Agência UEL
04 jun 2020 às 16:09
- Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aquele certificado de disciplina especial, de parecerista de periódico, de curso do qual participou ou ministrou está guardado para ser inserido no currículo Lattes/ Plataforma Lattes/CNPq. Mas em qual campo inserir o documento? Essa dúvida não atormenta apenas estudantes dos primeiros anos da graduação. Ela persegue, também, quem já tem experiência. Coisas pouco comuns são ainda mais difíceis de serem encaixadas no campo adequado.

Para ajudar a sanar essas dúvidas, o professor João Arlindo Neto, do Departamento de Ciência da Informação do CECA (Centro de Educação, Comunicação e Artes), criou a página Lattes.Currículo, em uma rede social, que contabiliza quase 4.500 seguidores. As publicações da página são dinâmicas, com imagem e dicas muito práticas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Conforme o professor, a atualização do Currículo Lattes e seu correto preenchimento interferem na imagem do estudante e do pesquisador no cenário acadêmico-científico. Ele afirma que o estudante universitário tem dificuldade para lidar com a informação científica e que essa situação tem início na educação básica, incluindo a falta de formação científica dos próprios professores.

Leia mais:

Imagem de destaque
Via Rural Smart Farm

UEL apresenta Ensino, Extensão, Inovação e serviços na ExpoLondrina 2024; veja a programação

Imagem de destaque
Prazo prorrogado

Taxa de inscrição do concurso da Caixa deve ser paga até 5 de abril

Imagem de destaque
De 1 a 5 anos de idade

CEI da região oeste de Londrina ganha projeto de ensino bilíngue para crianças

Imagem de destaque
"Cabeça Dinossauro"

Vestibular UEL: álbum dos Titãs que traz críticas à sociedade no pós-ditadura é obrigatório


João Arlindo Neto afirma que as dúvidas mais frequentes no preenchimento da plataforma são onde inserir bolsa de pesquisa; como inserir o OrcID; diferença entre grupo de pesquisa e projeto de pesquisa; diferença entre vinculação e atuação profissional; publicação em periódicos e anais de eventos. "O Currículo Lattes é a porta de entrada para o estudante que pretende ingressar na pesquisa e concorrer a editais de bolsas, participar de projetos de pesquisa e editais de seleção de programas de pós-graduação".

Publicidade


PLATAFORMAS CIENTÍFICAS


Além de importante para estudantes, o Lattes também é imprescindível para docentes e pesquisadores quando querem concorrer a financiamento de projetos de pesquisa e se credenciar em programas de pós-graduação. "É uma das fontes de informação cruciais para a coleta de dados pela Plataforma Sucupira. Essa plataforma é responsável por gerenciar e avaliar os cursos de pós-graduação no Brasil.

O Lattes revela ainda mais a sua importância por estar integrado a outras plataformas científicas. O professor João Arlindo Neto cita ResearchID, o OrcID, o Portal da Capes, a Scielo e a Scopus. "Essa integração permite a contagem de citações das produções bibliográficas, vinculação das produções ao periódico, evitar problemas de ambiguidade de autor, entre outros aspectos", afirma o professor.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade