Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Conheça

Projeto da UEL atende pessoas em luto por causa da Covid-19

O Perobal
27 out 2020 às 09:53

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"O luto é um processo natural, que acontece quando ocorre a perda de alguém ou de algo de muito valor e estima para o indivíduo. O luto pode ser vivido no momento da perda ou de maneira antecipada, quando há uma possibilidade de perda no futuro e, ainda, de uma forma tardia, quando o sofrimento surge meses depois de alguma perda significativa ter ocorrido”.


A definição para luto é das psicólogas Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes, que atuam no Projeto Suporte Psicológico COVID 19, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento, do Centro de Ciências Biológicas (CCB); e da Residência em Psiquiatria. O projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (PROEX).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As pessoas em luto por causa da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus podem agendar atendimento pelo telefone (43) 99625- 5345. Além disso, informações do projeto estão disponíveis na página – @psicouel.covid – que pode ser acessada AQUI.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Contestado estudo que popularizou hidroxicloroquina contra Covid é 'despublicado'

Imagem de destaque
Acompanhe

CNU divulga revisão das notas da prova discursiva e redação; saiba como consultar

Imagem de destaque
Aberto ao público

Em Londrina, professores da rede municipal lançam livro sobre educação patrimonial nesta quinta

Imagem de destaque
Desconecta

Movimento de pais tenta impedir armazenamento de celulares nas mochilas dos alunos


O luto envolve quatro etapas. A primeira é o entorpecimento ou choque, seguido de anseio e busca pela pessoa perdida. Na sequência está a fase de desorganização e desespero. Por último, a reorganização e recomeço. No entanto, as fases não são estanques. "Podem ocorrer simultaneamente e voltar a acontecer por diversas vezes durante todo o período do luto. Isso é, o processo de luto não é linear e sequencial”, apontam as psicólogas Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes.

Publicidade


Conforme Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes, durante a pandemia de COVID-19, a vivência do luto torna-se peculiar por causa de alguns aspectos como a morte ocorrida de maneira abrupta; as famílias são separadas do enfermo e, muitas vezes, ficam sem notícias e limitação ou ausência dos rituais de despedida – velório, enterro, missa e culto – por causa da transmissão do vírus. "Todas essas características tendem a agravar a condição emocional das pessoas”.


Conforme as profissionais, a psicologia se baseia em evidências científicas para contribuir com o bem-estar e a saúde emocional das pessoas. "A psicoterapia pode contribuir com questões relacionadas à pandemia e auxiliar na identificação de estratégias para lidar com o isolamento, o diagnóstico da doença, os sentimentos de ansiedade e tristeza, os cuidados com a família, a sobrecarga emocional e o impacto da ausência de uma pessoa importante”, destacam Gabriela Sabino e Vanessa Ximenes.


Reações – A psicóloga especialista em luto Nione Torres, que também integra o projeto Suporte Psicológico COVID-19, explica que vivenciar o luto é uma experiência ativa e cada pessoa vive o luto de modo único, apresentando reações emocionais e físicas que, apesar de desconfortáveis, são essenciais para o enfrentamento da situação. Ela cita sentimentos como tristeza, desespero, negação, raiva, culpa, alívio, saudade e choque.

Entre as reações físicas, as pessoas em luto podem apresentar agitação, dores, insônia, entorpecimento, perda de apetite, náusea, tensão muscular, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e a sensação de pânico. Essas reações podem variar conforme a pessoa. "Durante esse processo, o apoio de familiares e amigos é fundamental para que a pessoa reencontre um sentido para viver”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo