Com a aprovação do retorno das atividades de graduação, por meio de ensino remoto emergencial a partir do próximo dia 29 de junho, medida aprovada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) nesta quarta, um grupo de professores e alunos dos seis cursos do Centro de Ciências da Saúde, relembra e reforma a ideia do Projeto Conecta.~
A ideia do grupo é arrecadar recursos financeiros e equipamentos eletrônicos - computadores, notebooks, tablets, entre outros - e fornecer condições técnicas, além de subsidiar mensalidades de internet, para alunos da universidade, garantindo que 100% deles tenham acesso às atividades didáticas remotas. Hoje 1.625 alunos estão matriculados em cursos da área da saúde da UEL (Medicina, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição).
De acordo com levantamento feito pelos organizadores do Projeto Conecta, cerca de 3% deles não têm equipamento de informática que permitam participar das atividades remotas e 1% não tem acesso à internet. "Parecem números pequenos, mas não podemos deixar ninguém desassistido nesse momento de pandemia, em que a única opção é o ensino remoto emergencial. Esta campanha é uma ação social para permitir que todos os alunos possam continuar sua formação acadêmica apesar dos efeitos da COVID-19", conta o professor Leandro Diehl, coordenador do projeto.
A coordenação informa que os alunos que precisam de apoio (equipamentos de informática ou conexão de internet) para acesso às atividades didáticas remotas e aos recursos como plataformas virtuais, bancos de dados, entre outras, deverão se inscrever no Edital 01/2020 no site da Fundação HUTec.
Doações
Para quem quer ajudar a garantir a formação dos futuros profissionais de saúde, existem duas maneiras de colaborar. A primeira é por meio de contribuições financeiras, a partir de depósitos bancários identificados na conta do Conecta HUTec (um depósito apenas, ou depósitos mensais programados).
A segunda é por meio da doação de computadores, notebooks, tablets ou iPads (novos ou usados) com capacidade para acesso à internet e realização de chamadas de vídeo. Os equipamentos serão fornecidos aos estudantes mediante comodato. Dessa maneira, uma vez que as atividades didáticas retornem à normalidade presencial, eles poderão ser aproveitados para ensino, pesquisa ou outras atividades acadêmicas.
O coordenador do projeto esclarece que o projeto conta com o apoio da Fundação HUTec, que vai administrar as doações e garantir que todo o processo ocorra de forma legal e transparente, e com a ajuda dos técnicos do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Hospital Universitário da UEL, que irão avaliar as configurações dos equipamentos doados para verificar se atendem às necessidades.
O link para inscrição das pessoas que queiram colaborar com o projeto é: Projeto Conecta.
Para saber mais sobre o projeto, acesse as redes sociais do Projeto Conecta e @projetoconectahutec. Também pode ser feito contato através do telefone do HUTec (043 3334 0145) ou pelo e-mail conecta@hutec.com.br.