Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Arte e ressocialização

Projeto combina literatura, história e arte nos muros da PEL 2 em Londrina

Mariane Teles e Isabella Alonso Panho - Estagiárias*
27 jan 2020 às 14:47
- Isabella Alonso Panho/Bonde
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um projeto social realizado na PEL 2 (Penitenciária Estadual de Londrina II) combina literatura, arte e história para trabalhar de maneira prática a Literatura Brasileira com os detentos que participam do Cursinho Especial Pré-Vestibular da UEL.

O projeto "Literatura nos muros: o muralismo no pátio de sol da PEL 2” começou as atividades em julho do ano passado inspirado em um outro projeto realizado na penitenciária feminina em Curitiba. Conforme a organização, o objetivo é a realização da pintura dos muros do pátio de sol, proporcionando aos detentos a oportunidade de conhecer a cultura nacional aliada às políticas de ressocialização.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A ideia do projeto foi uma iniciativa conjunta da graduanda em história e professora de história da arte no cursinho pré-vestibular Gabriella Ribeiro Ferreira do Couto, da artista Julia Caroline Medeiros e do professor de história Vinicius Marcondes Araujo, em colaboração com a direção da unidade e a equipe de segurança, que viabilizaram a realização do trabalho.

Leia mais:

Imagem de destaque
PL das cobaias

Senado aprova projeto que regula pesquisa com seres humanos

Imagem de destaque
Prova em 12 de maio

Mais de 15 mil candidatos estão inscritos para o concurso da Prefeitura de Rolândia

Imagem de destaque
Londrina

Mais de 2,3 mil candidatos compareceram ao teste seletivo da prefeitura para professores

Imagem de destaque
Pedidos pela página do participante

Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até esta sexta


As primeiras pinturas começaram a ser produzidas por meio do método "muralismo" no começo de novembro de 2019 e foram finalizadas em dezembro. Os retratos de grandes autores da literatura brasileira - Clarice Lispector, Lima Barreto e Carlos Drummond de Andrade – foram desenvolvidos pela artista Julia Medeiros e ganharam vida nos pincéis dos detentos.

Publicidade


"A arte está aí para entrar em todos os espaços”, disse Medeiros à reportagem. A artista conta que no processo de criação dos retratos, tomou o cuidado de escolher traços que seriam fáceis de serem reproduzidos.


O projeto fez tanto sucesso que além dos dez presos participantes das aulas do cursinho, mais cinco detentos se interessaram pela atividade e pediram para participar.

Publicidade


Os resultados, tanto do projeto quanto do cursinho, foram vistos na ampliação de um ambiente de formação e educação, que gerou a aprovação de 13 detentos na primeira chamada do Vestibular UEL 2020.


LEIA MAIS:
Alunos do sistema prisional são aprovados no vestibular da UEL

Publicidade


Para Gabriela Ribeiro, idealizadora do projeto, a presença da arte em um ambiente de reclusão como a PEL 2 fez com que os detentos desenvolvessem mais o espírito de curiosidade, buscando mais obras e informações dos autores trabalhados.


Neste mês, os organizadores do projeto visitaram a PEL 2 para ouvirem a opinião de quem tem contato com o pátio, já que o espaço também é usado para o recebimento de visitas nas sextas-feiras. Os visitantes deram um retorno positivo, sugerindo que outras áreas do presídio também pudessem ser pintadas. O próximo passo, segundo a organização, é levar o projeto para a PEL 1. Com a finalidade de que a outra unidade também possa ser um ambiente integrado com a arte e a educação.

Publicidade


Confira as fotos do projeto:



*atualizado em 29/01/2010 às 8h37

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade