O programa Ensina Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo a qualificação de jovens para se tornarem professores da rede pública ensino. Para isso, é realizada uma formação intensiva sobre educação, didática e gestão escolar com aulas presenciais em sala de aula e acompanhamento de tutores experientes. Posteriormente, o participante é enviado para atuar como professor remunerado em escolas públicas ou órgãos governamentais durante dois anos.
Ao longo do trabalho, o profissional dá seguimento a formação oferecida pelo programa em parceria com universidades credenciadas pelo MEC. O jovem participa de encontros presenciais mensais, recebe mentoria de outros profissionais e é acompanhado por tutores. O objetivo é desenvolver agentes de transformação da educação no país.
Quem pode participar do Ensina Brasil?
Leia mais:
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos
Para participar do Ensina Brasil o candidato deve cumprir algumas exigências estabelecidas pelo programa. Uma delas é a disponibilidade para morar fora de sua cidade pelo período de dois anos. Isso porque o estudante pode não ser selecionado para trabalhar em sua cidade e seja necessário mudar o seu local de residência. Confira abaixo os demais requisitos do programa:
1. Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a);
2. Português fluente;
3. Ter curso superior completo ou previsão de graduação até dezembro de 2019 (Você ainda pode se inscrever caso sua data de graduação tenha sido postergada para o primeiro semestre de 2020 em função de greve na sua universidade. Estes casos serão analisados posteriormente); 4. Ter concluído a primeira graduação há, no máximo, 10 anos;
5. Ter diploma de graduação em licenciatura ou bacharelado reconhecido pelo MEC;
6. Ter disponibilidade para participar da formação inicial de 5 semanas (300 horas): 1 - Módulo presencial em São Paulo de 4 semanas em janeiro de 2020; 2 - Módulo online de 40h em Dezembro de 2019
7. Ter disponibilidade para participar do programa de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021 (trabalho remunerado);
8. Ter disponibilidade para morar fora de sua cidade por 2 anos, a partir de fevereiro de 2020. O participante deve estar apto para mudar de Estado caso não seja alocado no seu local de residência (os Estados parceiros serão divulgados no momento da oferta).
Inscrições e processo seletivo Ensina Brasil
Ao todo, o processo seletivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças possui cinco etapas. Inicialmente, o candidato deve preencher um formulário online e informar dados sobre histórico acadêmico, profissional de atividades extracurriculares. As demais etapas envolvem um teste de múltipla escolha, perguntas dissertativas, dinâmica em grupo de simulação de uma aula e entrevista.
Mais informações no site do Educa Mais Brasil.