Notícias

Professores e estudantes da UEL produzem álcool 70% e reforçam combate ao coronavírus

24 mar 2020 às 11:13

Professores e estudantes do curso de farmácia, do CCS (Centro de Ciências da Saúde) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), estão transformando o álcool etílico hidratado a 92,8% em álcool 70%, para uso nas diferentes unidades do HU (Hospital Universitário), mantido pela Universidade. A produção deve reforçar o enfrentamento do novo coronavírus.

A informação é do professor Edmarlon Girotto, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, do CCS. Ele também dirige o Laboratório de Medicamentos e a Farmácia Escola. "Hoje, produzimos 200 litros de álcool 70% que foram repassados ao Hospital Universitário. Vamos repetir esse processo para todos os serviços da Universidade que precisarem", explica o professor.

Cada litro de álcool 92,8% gera aproximadamente 1,25 litros de álcool 70%. A 70%, o álcool tem capacidade e efeito desinfetante e antisséptico. Conforme o professor, a capacidade da equipe da Farmácia Escola é processar cerca de 200 a 300 litros de álcool diariamente, a partir dos insumos que a universidade tem disponível. Ele lembra que o álcool precisa estar acondicionado em recipientes e local adequados.


Continue lendo