A rede estadual de ensino do Paraná, cujo calendário escolar iniciou em 18 de fevereiro, completando um mês nesta quinta-feira (18), chegou à marca de 950 mil meets. As aulas, que permanecem totalmente virtuais, acontecem com videochamadas entre professores e alunos, por meio da plataforma Google Meet. Dessa forma, os estudantes podem interagir ao vivo com os professores, assistindo ao conteúdo e tirando dúvidas. Na segunda-feira (15) houve o recorde diário de meets no ano letivo de 2021: 114.062.
"A aula ao vivo, interativa, se provou muito mais eficaz. É dessa maneira que estamos caminhando. Apoiando os professores para darem boas aulas”, disse Renato Feder, secretário estadual da Educação e do Esporte.
Ele afirma que, por meio de um sistema de inteligência da secretaria, é possível verificar dados relativos aos meets e, assim, fazer diagnósticos do ensino virtual, além de planejar novas estratégias. "A gente consegue ver todas as aulas que foram e que não foram dadas; professor a professor, sala a sala, escola a escola. Podemos mostrar essas informações aos diretores, inclusive quais alunos estavam presentes nas aulas. Ao acompanhar isso, conseguimos ver se estamos sendo eficazes e pensar no que fazer para melhorar”.
Leia mais:
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos
Os professores, que começaram a se habituar ao ensino remoto em abril de 2020, pensam continuamente em estratégias para motivar os alunos a participarem dos meets. Um exemplo é Fabiane Siqueira, professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Maria Pereira Martins, em Curitiba. Ela usa o diálogo e a interação como ferramentas para cativar os estudantes do 6º e do 8º ano do Ensino Fundamental.
"Sempre prestei atenção aos meus alunos, em suas necessidades e carências. Agora, neste momento conturbado em que vivemos, todos estamos necessitando de acolhimento. Por isso, uma coisa simples que busco fazer é manter o diálogo com eles, escutá-los um pouquinho, interagir”, conta. "Nossos alunos, após um ano de estudos remotos, distantes da sala de aula física, longe dos colegas, de seus professores e do convívio diário, estão extremamente carentes de um olhar que os direcione para além dos conteúdos das disciplinas do dia a dia”, avalia a professora.
A maneira que a professora encontrou para prover esse acolhimento, adicionando a ele um elemento lúdico, foi levar um coelho Sansão, da Turma da Mônica, para as aulas virtuais. "Ganhei o bichinho de pelúcia em 2012. Desde então, mora no bolso do meu guarda-pó. Pedi para que os alunos também trouxessem seus coleguinhas de pelúcia, já que não podemos ter nossos amigos humanos por perto. Eles acataram a ideia e, em todos os meets, estão lá com seus bichinhos para ajudarem nos estudos e participarem das aulas”, conta. "É algo simples, infantil, até, mas que cativa e encanta, especialmente os mais novos”.
Marytta Rennó Masseli, professora de Matemática no Colégio Estadual João Bettega, em Curitiba, também busca recursos para conquistar o interesse dos estudantes pela disciplina. Ela utiliza, por exemplo, jogos interativos e um quadro para que os alunos possam acompanhar, visualmente, a resolução das questões. Além disso, propõe aos estudantes exercícios contextualizados, dentro de suas realidades, assim como faz durante as gravações para o Aula Paraná. "A Matemática precisa ser pensada além da caixinha, pois ela está interligada com várias coisas. Então, eu procuro trazer os porquês daquele conteúdo, a história de como ele surgiu. Assim, meus vídeos ficam mais atrativos”, diz.
Para a professora, os esforços já trouxeram bons resultados no ano letivo de 2021. "Fui até surpreendida neste primeiro mês. Espero que durante o ano todo a gente consiga continuar atingindo muitos alunos, trazendo-os cada vez mais para os meets.”
Ano letivo Iniciado em 18 de fevereiro, o ano letivo de 2021 teve os seus primeiros sete dias (até o fim de fevereiro) focados em conteúdos de revisão pelo Aula Paraná na TV aberta, YouTube e aplicativo, além do kit pedagógico. Desde 1º de março, o foco passou então para as aulas por Meet, além de manutenção das plataformas do Aula Paraná e do material impresso.
Somente na primeira semana de março houve uma média de 61 mil meets diários, número que subiu para 95 mil na semana dos dias 8 a 12, ultrapassando os 100 mil pela primeira vez na última quinta-feira (11).