A Prefeitura de Londrina, por meio da SMRH (Secretaria Municipal de Recursos Humanos), abriu as inscrições para o Teste Seletivo de estágio não obrigatório remunerado. Por meio deste processo, será formado cadastro de reserva para a contratação de estagiários, com o objetivo de suprir as necessidades dos órgãos das administrações Direta, Autárquica e Fundacional. O período de inscrições começa às 14h desta quinta-feira (4), e será encerrado no dia 11 de fevereiro, às 14h.
Os interessados devem efetuar a inscrição, exclusivamente on-line, pelo Portal da Prefeitura. Na página principal, basta acessar a seção "Concursos Públicos” e depois a opção "Seleção de Estagiários” seguido de "Processo de Seleção”. O Edital nº 09/2021, que estabelece todas as regras deste certame, também estará disponível na edição desta quinta (4) do Jornal Oficial do Município, edição nº 4.269.
Podem participar da seleção os alunos regularmente matriculados em instituições de ensino conveniadas com a Prefeitura de Londrina, dentre os 35 cursos de nível superior ofertados pelo edital. O candidato deverá já ter concluído, no mínimo, dois semestres cursados e avaliados. O certame reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência. A etapa classificatória consiste na avaliação de um único critério, que é a média de notas obtidas pelos candidatos em seus cursos, registradas em Histórico Acadêmico no momento da inscrição.
Leia mais:
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
Paranaprevidência publica edital de concurso para nível técnico e superior
Participação e notas de alunos de ensino médio integral no Enem são melhores, diz estudo
A duração dos contratos temporários é de seis meses, e o edital poderá ou não ser prorrogado por igual período. Conforme as eventuais convocações para preenchimento das vagas, o estágio curricular não obrigatório poderá ter carga horária de 20, 25 ou 30 horas semanais, conforme os critérios e a necessidade da Administração Municipal.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Faggion Bellusci, destacou que o Programa de Estágio é uma oportunidade para os estudantes aplicarem na prática o conhecimento acadêmico, complementando sua formação. "Além de contribuírem muito na realização de tarefas, dentro de suas áreas, os estagiários podem conhecer mais sobre a natureza e a prestação de serviços da Prefeitura, aprendendo sobre o funcionamento das políticas públicas municipais. É uma ótima chance de passar para a realidade de trabalho a teoria que é ensinada na sala de aula. O modelo de trabalho de um órgão municipal, com suas tantas áreas, é diferente do que existe na iniciativa privada, e isso pode proporcionar aos estudantes uma visão mais ampla sobre a cidade”, afirmou.
Os candidatos convocados para ocupar suas vagas, nesta seleção, terão direito a receber uma bolsa de estágio, cujo valor será estabelecido via decreto municipal. A remuneração é para auxiliar no custeio de despesas como transporte, alimentação, entre outros, sem qualquer auxílio adicional que não esteja ligado à finalizada do estágio.
A aprovação no processo seletivo não garante direito automático à convocação, sendo que esta, quando for realizada, precisará respeitar rigorosamente a ordem de classificação, ficando condicionada à comprovação dos documentos exigidos.
Após a fase de inscrição, a lista das inscrições homologadas e não homologadas tem previsão para ser divulgada no dia 12 de fevereiro. Já o edital com resultado final e homologação do teste seletivo está previsto para ser publicado no dia 17 deste mês, quando já será feita uma primeira convocação de estagiários para assumirem suas funções.
Legislação – Os estagiários convocados estarão subordinados à Lei Federal nº 11.788/2008 e ao Decreto Municipal nº 1285/2010, sendo regidos por esses e não possuindo, para qualquer efeito, vínculo empregatício com a Prefeitura.