Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
De Londrina

Pesquisadora da Embrapa Soja organiza livro sobre papel da ciência brasileira no combate à fome

Douglas Kuspiosz - Especial para a Folha
16 mar 2024 às 09:39
- Luciano Pascoal/Arquivo Embrapa Soja
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O livro “Segurança Alimentar e Nutricional: O Papel da Ciência Brasileira no Combate à Fome”, organizado por Mariangela Hungria, integrante da diretoria da ABC (Academia Brasileira de Ciências) e pesquisadora da Embrapa Soja, apresenta uma profunda discussão sobre o quadro da fome no Brasil e como a ciência pode contribuir para a garantia da segurança alimentar. A obra gratuita, que traz o trabalho de 41 autores de 23 instituições de pesquisa, foi lançada nesta quinta-feira (14), na sede da ABC, no Rio de Janeiro.


Esse é um cenário complexo porque, ao mesmo tempo que o protagonismo brasileiro na produção de alimentos está consolidada - sendo o quarto maior produtor mundial -, a massa de famintos no país ainda é gigantesca, com mais de 30 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em entrevista à FOLHA, Hungria aponta que o livro chega à conclusão de que a fome tem múltiplas causas e que é necessário um trabalho multidisciplinar para tentar resolver o problema. “E a ciência brasileira tem capacidade, nos seus diversos setores, de agir em conjunto para resolver esse problema”, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Curiosidade

Desenho do coração pode ter se originado de moldes rudimentares, sugere estudo

Imagem de destaque
Fique atento

Convocação de lista de espera do Fies é prorrogada

Imagem de destaque
Não perca!

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024 acaba nesta sexta (26)

Imagem de destaque
228 municípios

Concurso Nacional Unificado terá mais de 3.600 locais de prova; saiba como consultar


Tratando dessa ação conjunta, a pesquisadora cita, como exemplo, a economia. Se um brasileiro vive em situação de insuficiência alimentar grave, sem a garantia de nenhuma refeição no dia, o apoio governamental é indispensável.


“Elas não têm condições, não sabendo se vai ter um pão, de ir trabalhar, arrumar um emprego para comprar esse pão”, pontuando que cabe à ciência identificar onde estão essas pessoas, as suas particularidades e apontar, com precisão, como essas políticas governamentais devem ser desenvolvidas. “Caso contrário, se você não endereçar adequadamente esses valores e para onde eles vão, as políticas podem ser totalmente equivocadas.”


LEIA A ENTREVISTA NA FOLHA DE LONDRINA.


Imagem
Ciência tem papel central no combate à insegurança alimentar, diz publicação
Livro aborda o papel da ciência na segurança alimentar e nutricional e apresenta propostas para solucionar o problema da fome no Brasil.
Imagem
Norte do Paraná foi a região mais atingida pela estiagem
A região Norte do Paraná foi a mais atingida pela estiagem dos últimos meses, que levou a quebras nas safras de três das principais culturas do estado: soja, milho e feijão.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade