A UEL (Universidade Estadual de Londrina) subiu uma posição no ranking nacional, ficando 22ª na colocação entre as universidades brasileiras e na 42ª colocação na América Latina, de acordo com o último ranking Web of Universities, também conhecido por Webometrics, da Espanha, divulgado esta semana.
Segundo o levantamento, a UEL permaneceu no 1º lugar no ranking das instituições estaduais de ensino superior paranaenses, sendo considerada a 2ª mais conceituada universidade do estado, mantendo o mesmo índice do ano passado.
No ranking mundial, a UEL ficou entre as 1.130 melhores, dentro de um universo de 24 mil instituições avaliadas. Segundo a diretoria de avaliação e acompanhamento institucional da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento), o webometrics utiliza um indicador composto, que considera o conteúdo acadêmico produzido e divulgado na internet (número de páginas e arquivos), bem como o impacto das publicações on-line e o volume de citações de pesquisas e artigos.
Ainda de acordo com a diretoria, o ranking também considera a transparência da universidade e o volume de citação de autores de renome. O Laboratório Cybermetrics tem sede em Madri, na Espanha, e publica o ranking desde 2004.