Notícias

O que é Fies? Entenda a pergunta feita por Tiago Abravanel no BBB22

08 fev 2022 às 11:24

Um dos mais populares programas de acesso ao ensino superior, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), entrou em pauta no reality show BBB (Big Brother Brasil) 22, durante conversa entre os participantes Tiago Abravanel e Jessilane de Souza, nesse domingo (06). O desconhecimento de Tiago sobre o assunto chamou a atenção de pessoas que assistiram ao episódio e criticaram a fala na internet.


Enquanto explicava sua trajetória acadêmica, a professora Jessilane mencionou que contou com ajuda do Fies para concluir a graduação em Biologia. Nesse momento, Tiago indagou: “O que é o financiamento estudantil? Já ouvi falar, mas conta o que é". 


O Fies é um programa do MEC (Ministério da Educação), que concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas. Esse modelo de financiamento é dividido em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato. 


De acordo com pesquisas da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), 40% dos brasileiros não têm condição de ingressar em uma faculdade e precisam de apoio através de programas de bolsa de estudo ou financiamento estudantil. Neste contexto, motivos financeiros aparecem como principal empecilho.


A enfermeira Elzirene Marques é especialista em Implementação de Unidades Covid em Fortaleza, capital do Ceará, e professora universitária e de nível técnico. É a primeira pessoa da família a se formar no ensino superior, e conseguiu o título de Bacharel em Enfermagem com ajuda do Fies. Ela é a primeira mulher a ser coordenadora administrativa de um hospital de campanha da Covid-19 em Fortaleza.  


“O Fies é muito importante. Imagine quantas pessoas querem se formar e passam pela mesma situação que eu passei. Meus pais não tinham condições de pagar uma faculdade para mim, a gente foi na luta, e graças à ajuda do Fies eu pude passar mais tempo com minha família e aliviar a rotina que era difícil quando eu precisava conciliar os três empregos para pagar a faculdade antes de conseguir o benefício da bolsa”, relembra.

Continue lendo