Por ano, mais de 200 escolas particulares, estaduais e municipais, de Londrina e região, são recebidas pela equipe do Museu C&T (Museu de Ciência e Tecnologia) da UEL, localizado no campus universitário. No ano em que completa 16 anos de criação, o setor oferta mais de 50 experiências de física e química, especialmente destinadas a visitantes dos ensinos fundamental e médio.
São experimentos que chamam a atenção de crianças e jovens, muitos deles de cidades do PR, ou de cidades de estados próximos. A apresentações reforçam conceitos e princípios ensinados nas escolas.
De acordo com a equipe do Museu C&T, os estagiários que atuam no setor são responsáveis pela apresentação dos experimentos aos visitantes. As atrações são selecionadas conforme perfil do grupo visitante, com base na idade, escolaridade e interesses.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Limitar ganho do salário mínimo ao arcabouço aumenta desigualdade, prevê estudo da USP
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
Só da área da física são mais de 30 experimentos. Todos eles são interativos e demonstrativos. "O aluno recebe a explicação pelos estagiários, depois pode interagir", explica Eliana Aparecida Silicz Bueno, diretora do Museu, que atua no setor há 14 anos, desde a fundação. Entre os experimentos estão o Círculo de Newton, que demonstra a composição de cores e a órbita dos planetas.
Experimentos executados em laboratórios também são demonstrados no Museu de C&T, cujo objetivo é demonstrar na prática conteúdos ensinados em sala de aula. É o caso do Show da Química, que visa aproximar as teorias da área por meio do uso de materiais, facilmente encontrados em casa.
Conforme reforça a diretora, a importância do Museu de C&T está em divulgar a ciência fora do ambiente escolar. Por outro lado, também traça relações da química e física com o cotidiano. Além de servir para desmistificar as disciplinas ligadas às ciências exatas, muitas vezes temidas pelos estudantes.
Segundo Eliana, alguns alunos decidem, em função deste contato inicial, seguir carreira em uma das duas áreas. "Temos alunos que visitaram o Museu, escolheram e depois retornaram como nossos estagiários", conta Bueno.
Estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Julia Wanderley, da cidade de Jaboti (PR), visitaram o museu recentemente. A estudante Helena Maria Curan de Freitas conta que no colégio tem contato apenas com a teoria das disciplinas, por isso, segundo ela, "é bem diferente vir aqui ver todas essas coisas que a gente já aprendeu em forma prática".
Além do contato com os experimentos do Museu de C&T, a visita foi uma oportunidade para os estudantes conhecerem a universidade.
As visitas têm até duas horas de duração. Podem ser agendadas pela manhã, das 8h30 às 11 horas, ou no período da tarde, das 14 horas às 17 horas. Vale ressaltar que, além de crianças e adolescentes, o Museu de C&T da UEL também recebe de idosos. Outra opção são as visitas especiais destinadas a professores.