Escolas da rede estadual de ensino no Paraná terão matriz curricular única a partir deste ano. As adequações foram oficializadas pela Seed-PR (Secretaria de Estado da Educação e do Esporte) em instrução normativa assinada em 16 de dezembro. Entre as mudanças, está a redução de duas para uma aula semanal das disciplinas de filosofia, sociologia e artes.
O documento estabelece ainda quatro aulas semanais de língua portuguesa e três de matemática, além de uma aula da disciplina de educação financeira que fará parte da carga horária já em 2021.
O diretor de Educação da Seed-PR, Roni Miranda Vieira, avalia que a unificação da matriz curricular era necessária porque as escolas adotavam critérios diferentes na definição da carga horária, sendo duas aulas a quantidade mínima estabelecida para cada disciplina. Segundo ele, língua portuguesa e matemática serão mais frequentes no dia a dia dos alunos por serem consideradas disciplinas básicas.
Leia mais:
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
Concurso Unificado: sai nesta terça-feira resultado de revisão de notas de títulos
Vestibular da UEL termina com abstenção de 20,6% nesta segunda
"Definimos três aulas semanais de matemática porque teremos uma aula de educação financeira, que, apesar da conceituação da parte de educação e de organização financeira, terá também a parte de matemática porque de nada vale se o aluno domina o conceito, mas não consegue calcular, organizar o seu orçamento, a sua projeção de pagamento de juros ou de porcentagem”, afirma.
Quer ler a matéria completa? Acesse a Folha de Londrina!