Amparadas por uma liminar, escolas particulares de Londrina e região puderam retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (19). A medida judicial contempla 83 estabelecimentos de ensino, sendo 54 em Londrina, mas pela manhã, apenas uma escola havia recebido alunos. Outra instituição retomou as atividades durante a tarde e uma escola de idiomas informou que reabrirá na terça-feira (20). A maioria dos estabelecimentos, informou o Sinepe/NPR (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Norte do Paraná), deve voltar apenas na próxima segunda-feira (26).
Com enfeites e balões coloridos na entrada para recepcionar os alunos, o Colégio Dôminus foi o primeiro a reabrir as portas para as atividades presenciais nesta segunda-feira. As aulas estavam suspensas desde março, em razão de decretos municipais. A mantenedora e diretora da instituição, Samara Alves Nunes, calculou entre 25% e 30% a adesão dos alunos.
Todos os protocolos de segurança foram adotados, como tapete sanitizante na entrada, álcool gel, disponibilização de máscaras descartáveis, aferição de temperatura e distanciamento entre os alunos. Desde abril, segundo Nunes, foi feito um trabalho de conscientização de toda a comunidade escolar para um retorno seguro. A quantidade de alunos foi limitada a dez por sala de aula, mas em muitas delas havia carteiras vazias. Em uma turma, onde o número de alunos interessados em voltar às aulas presenciais excedeu a capacidade, será feito revezamento. Os estudantes foram divididos em dois grupos que irão à escola em dias alternados.
Continue lendo na Folha de Londrina.