O Pint of Science Londrina 2021 será realizado de 17 a 19 de maio. Considerado o maior festival mundial de divulgação científica, o evento ocorre no mesmo período em mais de 400 cidades de 24 países. Em Londrina, o encontro tem o apoio da UEL (Universidade Estadual de Londrina), UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) e do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater).
Pesquisadores e comunidade vão debater temas atuais e relevantes ligados à ciência. Sem necessidade de inscrição prévia, o evento é gratuito, com transmissão a partir das 19 horas, pelo canal Ciência Pé Vermelho.
A ideia do Pint of Science é promover encontros presenciais, em bares e restaurantes, para divulgar estudos, projetos e pesquisas científicas desenvolvidos em institutos de pesquisa e instituições de ensino superior, de modo informal e descontraído, às pessoas que estão no local. Porém, devido à pandemia da Covid-19, ele será adaptado para o formato online, como na edição anterior.
Pandemia – O coordenador-geral do Pint of Science Londrina, Eduardo Inocente Jussiani, professor do Departamento de Física, do Centro de Ciências Exatas da UEL, lembra que em 2020 a edição londrinense teve como tema a pandemia da Covid-19. Os vídeos foram assistidos por mais de 1.100 pessoas.
"Em 2020, num primeiro momento, cancelamos o evento. No entanto, decidimos que o Pint deveria dar sua contribuição mesmo que o evento não pudesse ocorrer no seu formato original. Assim, montamos uma edição online porque, mais do que nunca, precisamos falar de ciência”, explica.
Para 2021, acrescenta Jussiani, o evento online será maior que a edição passada, com 12 temas e mais de 25 cientistas participantes. Ele explica que pesquisadores da UEL, Universidade Federal Tecnológica do Paraná e do IDR-Paraná estarão online para apresentar seus trabalhos e interagir com a comunidade. "Posso adiantar que os temas serão bem diversificados”, conta.
A programação completa do Pint of Science Londrina 2021 está em processo de finalização e será divulgada nas redes sociais do Ciência Pé Vermelho.
Novidade – A novidade para esta edição londrinense do Pint of Sceince é a realização por intermédio do projeto Ciência Pé Vermelho, que além da divulgação de eventos científicos, também traz outras ações cujo tema é a ciência. Idealizador do projeto, Eduardo Jussiani explica que o objetivo é reunir conteúdo de universidades e institutos de pesquisa da cidade e disponibilizar no espaço.
"O projeto Ciência Pé Vermelho surgiu como possibilidade de alcançarmos o mesmo objetivo do Pint of Science durante o ano todo, trabalhando com públicos diferentes e com abordagens distintas. A ideia é, justamente, aproximar a comunidade dos cientistas londrinenses e de suas pesquisas. Esperamos, desta forma, ter várias outras ações de divulgação ao longo do ano. O projeto está de portas abertas para divulgar toda a ciência produzida em Londrina”, afirma o professor.
Organização – O Pint of Science Londrina 2021 é uma realização do projeto Ciência Pé Vermelho, com apoio da UEL, da UTFPR-Londrina, do IDR-Paraná, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e Londrina Convention Bureau.
O Pint of Science foi criado em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2015. O festival foi realizado pela primeira vez em Londrina no ano de 2018.