Quem entrou no Twitter na noite de terça-feira (23) para acompanhar o paredão que eliminou Karol Conká com votação recorde no Big Brother Brasil 21 viu que Londrina e Maringá (Noroeste) estavam entre os assuntos mais comentados da rede social.
O motivo é que a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica) divulgou que o campus Maringá da instituição vai se tornar um centro de EaD (Ensino à Distância) a partir do segundo semestre deste ano. O anúncio gerou algumas opiniões revoltadas.
Confira alguns posts:
Leia mais:
Provas do concurso da Sanepar serão aplicadas em nove cidades do Paraná neste domingo
Vestibular da UEL altera trânsito e transporte coletivo no domingo e na segunda em Londrina
Inep divulga gabarito oficial do Enem
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Puc diz que não visa o lucro (KKKKK)
Publicidade
Alunos: Como estamos em uma pandemia será que podem diminuir o valor da mensalidade já que não tem os mesmos gastos no ead?
Puc: Não... to de boa, mas e ai amigão já pensou em mudar pra Londrina?
Publicidade
Pelo menos me leva pra jantar antes né
Gustavo Guerreiro (@gucomvodka) February 23, 2021
a puc falando pra gente ir terminar a graduação em londrina vai toma no cu se eu quisesse estudar em londrina eu já tava lá né
Publicidade gab ✨ (@gabbvalerio) February 23, 2021
sou aluno da Puc Maringá pic.twitter.com/N3iKA4edyo
chel (@eronbeltrame) February 23, 2021
A universidade publicou na página da internet um vídeo do professor Vidal Martins, vice-reitor da PUCPR, a respeito das mudanças. A publicação contava com mais de 3.700 visualizações até a postagem desta matéria.
Confira o vídeo:
De acordo com a assessoria da universidade, os números da Pontifícia Universidade Católica Online apontam que as matrículas para cursos online cresceram 176% no Ensino à Distância entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020. Já os cursos híbridos aumentaram 244% no mesmo período.
"A PUCPR vai intensificar a oferta de ensino na modalidade online em Maringá, concentrando o presencial em Curitiba, Londrina e Toledo. A instituição continuará na cidade com a oferta de cursos de graduação online, como já acontece em Guarapuava, Cascavel e Ponta Grossa", informa a PUCPR.
"A partir do segundo semestre de 2021 os estudantes do Câmpus Maringá terão a oportunidade de fazer as aulas 100% online. Mas, os que optarem pelo curso presencial serão transferidos para o Câmpus de Londrina. O deslocamento será oferecido pela PUCPR para que os estudantes tenham total comodidade", explica a instituição, que vai ofertar o custo de transporte e seguro de vida para quem optar por vir a Londrina. "A PUCPR se compromete a manter a qualidade do ensino, com uma equipe qualificada de professores. A instituição continuará buscando a excelência, sempre preocupada com inovação, modernização e sustentabilidade".
Ainda de acordo com a assessoria, apenas duas das turmas reagiram negativamente ao anúncio. A instituição está acompanhando a repercussão para que cheguem à melhor solução.
Atualmente, o câmpus de Maringá conta com as seguintes graduações: Administração, Bacharelado em Negócios, Ciências Contábeis, Ciências da Religião, Criminologia com Ênfase em Segurança Pública, Desenvolvimento de Sistemas e Empreendedorismo, Direito, Educação Física, Filosofia, Física, Letras(Português-Inglês), Marketing 4.0, Pedagogia, Psicologia, Matemática, Química e Sistemas de Informação. Os cursos têm duração entre três e cinco anos. Diversos já são 100% remotos, outros completamente presenciais e alguns híbridos.
Para tecnólogos, o Câmpus de Maringá tem as seguintes opções: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Gestão Comercial, Gestão de Marketing e Mídia Sociais, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística e Processos Gerais. Todos já funcionam na modalidade EAD.
Quanto aos funcionários, a instituição afirma que "o capital humano também é uma grande preocupação da PUCPR, e por isso não medirá esforços para alocar o maior número de colaboradores no Câmpus Londrina ou nos cursos de graduação online".