O Governo do Estado lançou um livro sobre a trajetória do Programa Paraná Fala Idiomas e sua contribuição para o fortalecimento da internacionalização nas universidades estaduais. O lançamento foi na terça-feira (18). O programa tem o objetivo de aprimorar a capacidade de comunicação científica e acadêmica em línguas estrangeiras como o inglês, francês e espanhol nos cursos de graduação e pós-graduação.
Os cursos atendem exclusivamente a comunidade universitária (alunos, professores e agentes universitários) com turmas em diferentes níveis de conhecimento e específicos para áreas acadêmicas.
Criado em 2014, pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por meio da UGF (Unidade Gestora do Fundo Paraná), o Paraná Fala Idiomas é uma política de Estado pioneira no Brasil.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Projeto da UEL com materiais biodegradáveis é contemplado em edital da Finep
UEL publica informativo que mostra seu papel no desenvolvimento de Londrina
"Somos referência nacional na difusão de línguas estrangeiras no ensino superior, formando profissionais cada vez mais preparados e apoiando o compartilhamento de estudos e pesquisas com as melhores universidades do mundo”, disse o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. "O livro será histórico e deixará um legado de políticas públicas bem-sucedidas”.
Publicações – O livro, chamado "Paraná Fala Idiomas-Inglês: pesquisas, práticas e desafios de uma política linguística de Estado”, consiste em uma coletânea de textos escritos por professores, pesquisadores e estudantes que compartilham suas experiências a partir das ações no programa.
Para a coordenadora Estadual do Paraná Fala Idiomas, Eliane Segati Rios, além da formação em língua estrangeira, o programa contribui com o aumento das publicações internacionais e criação de novos programas de mobilidade internacional.
"A obra simboliza um instrumento de difusão e de reflexão sobre o papel fundamental do programa no desenvolvimento de uma sólida política linguística no Paraná. Nosso objetivo é inserir cada vez mais as universidades estaduais em um relevante contexto mundial, promovendo ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura que ultrapassem as barreiras geográficas”, afirmou.
A representante do comitê gestor do Paraná Fala Inglês e professora da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Larissa Giordani Schimitt, disse que no período de pandemia o programa se reinventou e manteve a qualidade dos cursos ofertados. "Conseguimos ampliar o alcance dos nossos cursos e criar novas estratégicas de inclusão mediante os desafios impostos. O nosso primeiro livro é um registro importantes das experiências e dos aprendizados ao longo de 7 anos", destacou.
Histórico – A primeira etapa do programa, executada em 2014, ofertou cursos preparatórios em inglês para o Test of English as a Foreign Language, exame que avalia o potencial individual de fala e compreensão do inglês em nível acadêmico.
Já a segunda fase surgiu após um acordo de cooperação firmado entre a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Languages Canada, promovendo ações internacionais de ensino, pesquisa e extensão.
Em 2019 a Superintendência lançou um plano estratégico chamado de Paraná Fala Línguas Estrangeiras, que expandiu a oferta de línguas estrangeiras para o francês e o espanhol.
Confira os sites das universidades para informações sobre inscrições e cursos ofertados pelo programa:
UEL – http://www.uel.br/cch/lem/portal/pages/projetos-e-programas/parana-fala-idiomas.php
UEM – http://www.eci.uem.br/documentos/parana-fala-idiomas
UEPG – https://www2.uepg.br/parana-fala-idiomas/
Unioeste – https://www.unioeste.br/portal/parana-fala-idiomas
Unicentro – https://www3.unicentro.br/paranafalaidiomas/
Uenp – https://uenp.edu.br/doc-proec/proec-projetos-em-execucao/o-parana-fala-ingles
Unespar – https://eri.unespar.edu.br/paranafalaidiomas