Os nomes dos aprovados na primeira chamada do Prouni (Programa Universidade Para Todos) são divulgados nesta terça-feira (19) no portal do Prouni. O próximo passo para os selecionados é comprovar as informações prestadas na inscrição até o dia 27 de janeiro de 2021.
O Prouni seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares a partir de notas mais recentes dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Em 2021, entretanto, com o adiamento do Enem 2020 por causa da pandemia, a seleção do Prouni 2021.1 adotou as notas do Enem 2019.
O Prouni possui duas chamadas regulares. A primeira ocorre logo após o encerramento das inscrições e os candidatos selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e levar as documentações necessárias para realizar a matrícula.
A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes geradas pelos candidatos que não realizaram a matrícula no prazo estabelecido pelo MEC (Ministério da Educação) ou que desistiram da vaga. O número de vagas ofertadas na segunda chamada é menor, justamente porque são as que não foram preenchidas no processo da primeira chamada. Os selecionados na segunda chamada também têm um prazo para comparecer à faculdade e realizar a matrícula para iniciar no curso.
Além das chamadas regulares, existe a lista de espera, que visa preencher vagas não ocupadas nas chamadas regulares.
Critérios - Apenas estudantes dentro dos critérios estabelecidos pelo Prouni podem concorrer a uma vaga pelo programa. Para participar, é necessário se encaixar em uma das seguintes categorias:
- ter cursado o ensino médio completo na rede pública;
- ter sido bolsista integral em escolas particulares durante todo o ensino médio;
- ter alguma deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino, na educação básica. Com exceção dos docentes, os demais candidatos não podem ter diploma do ensino superior.
Renda - Pelo Prouni o estudante consegue bolsas de estudo em universidades particulares. São duas modalidades: bolsa integral, para renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsa parcial, para renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.
Cronograma do Prouni
Inscrições: 12 a 15 de janeiro de 2021.
Resultado (primeira chamada): 19 de janeiro de 2021.
Segunda chamada: 1º de fevereiro de 2021.