As áreas das Engenharias e Ciências Biológicas são contempladas na 34ª edição do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, que está com as inscrições abertas até o dia 30 de junho. A iniciativa tem como objetivo valorizar pesquisas que são desenvolvidas nas universidades e institutos de pesquisas; e impactam no desenvolvimento do estado do Paraná. Para saber mais, clique aqui.
Estudantes, professores e profissionais podem se inscrever em uma das cinco categorias: pesquisador, pesquisador-extensionista, estudante de graduação, inventor independente e jornalismo científico. Os vencedores receberão um prêmio que varia de R$ 11.568,29 até R$ 34.704,88, de acordo com a categoria.
Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona o prêmio é um importante estímulo às ações de pesquisa que são desenvolvidas no Estado. "Além do reconhecimento financeiro expressivo da premiação, essas ações projetam o Governo do Estado como protagonista no incentivo à pesquisa científica realizada por alunos e professores”.
Os trabalhos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por profissionais de cada uma das áreas escolhidas para o prêmio. Os avaliadores são vinculados às instituições de pesquisa de diferentes estados, exceto do Paraná.
Premiação – Os premiados nas categorias pesquisador, pesquisador-extensionista e estudante de graduação receberão certificado e prêmio em dinheiro, com base nos vencimentos de professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.
Os vencedores nas categorias Inventor Independente e Jornalista receberão certificado e prêmio em dinheiro equivalente a 60% do valor do vencimento do professor titular em regime de dedicação exclusiva, incluindo a gratificação de incentivo à titularidade de doutor, da Carreira do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná.
Áreas – As áreas contempladas pelo edital foram distribuídas da seguinte forma: Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial e Engenharia Biomédica, Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia e Parasitologia.
(*Com texto e informações da Seti).