Pelo segundo ano consecutivo, professores e alunos da UEL (Universidade Estadual de Londrina) promovem o Festival Mundial Pint of Science. O evento é gratuito e tem o objetivo de gerar debates científicos em ambientes mais descontraídos, como bares e restaurantes. As discussões acontecem nos dias 20, 21 e 22 de maio.
Os encontros são mundiais, e a organização de desenvolve a nível nacional e regional. A ideia surgiu após dois pesquisadores do Imperial College London receberem pacientes com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para conhecerem laboratórios de pesquisa. No Brasil, a primeira edição foi em São Carlos, em 2015
O coordenador do evento em Londrina é o professor Eduardo Inocente, graduado em física, com mestrado e doutorado na área de Física Nuclear Aplicada, e atua como docente em física na UEL. A comissão organizadora é composta por alunos de pós-graduação das áreas de Química, Comunicação, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Saúde Coletiva e Ciência da Informação.
Leia mais:
Apucarana promove formatura de curso de formação em Libras
Um em 3 professores de escolas públicas não tem formação adequada
Paranaprevidência publica edital de concurso para nível técnico e superior
Participação e notas de alunos de ensino médio integral no Enem são melhores, diz estudo
"O evento não é estritamente acadêmico e os discursos não serão técnicos. É a oportunidade de falar sobre ciência em ambientes informais, com pesquisadores dispostos a apresentarem os respectivos trabalhos e debaterem com pessoas que se interessam por ciência", destaca Inocente.
Em Londrina, os locais do evento são Cheers Pub, Pier Santa Monica e Brito's Petiscaria. Os temas do Festival deste ano são "Sociedade Tolerante", "Pesquise como uma Garota" e "O Sonho de Mendeleiev".
Para participar do Festival Mundial Pint of Science, não precisa de inscrição prévia. Interessados só precisam ir ao local que acontecem as discussões. O gasto é apenas com o que consumir no estabelecimento. Não são entregues certificados ao término das conversas. Mais informações no site do Pint of Science Festival.