A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UEL vai selecionar dois estudantes de graduação ou de pós-graduação (Mestrado) para participarem da 11ª edição do prêmio Nelson Mandela World Human Rights Moot Court Competition, uma iniciativa da Universidade de Pretória, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos. A competição será realizada de 15 a 19 de julho, em Genebra (Suíça).
O objetivo é divulgar iniciativas humanitárias entre acadêmicos de graduação e de pós-graduação de Universidades de todo o mundo. Em anos anteriores - 2016 e 2017 - estudantes da UEL conseguiram classificação para a competição, realizada anualmente no Palácio das Nações da ONU, em Genebra.
A competição prevê um julgamento simulado, organizado com base em caso hipotético, cujo tema é escolhido pelos organizadores considerando assuntos de relevância de fóruns internacionais de Direitos Humanos. É sobre esse caso hipotético que os estudantes devem produzir memoriais, além de preparar sustentações orais, representando partes litigantes em cortes de Direitos Humanos, Estado ou Representantes das Vítimas.
Seleção - Podem participar da seleção estudantes matriculados regularmente na UEL, ligados às áreas do Direito Internacional Público e Privado, ou que dominem a área de Direitos Humanos, convenções e tratados internacionais. O edital prevê ainda disponibilidade para reuniões presenciais entre os meses de fevereiro e julho, além de possibilidade de financiar por conta própria a viagem para a competição, caso a Universidade não disponibilize todo o recurso necessário. Além disso, é exigido fluência oral e escrita na língua inglesa ou espanhola. A seleção será feita mediante prova escrita e oral.
Inscrições - As inscrições poderão ser feitas no próximo dia 25 de fevereiro, das 14 às 18 horas, na secretaria de pós-graduação do curso de Direito, no Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA), no Campus Universitário. Interessados deverão apresentar ofício direcionado à banca avaliadora, manifestando interesse e anuência com as regras do edital, além da argumentação escrita e documentação acadêmica.