Mais uma oportunidade para os estudantes que concluírem o ensino médio possam ingressar no ensino superior pleiteando uma vaga na faculdade: o "Enem seriado", novidade que será implantada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
O candidato poderá concorrer por meio do Enem seriado com base nas suas pontuações obtidas através do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que é uma prova já existente, porém acontece a cada dois anos e é voltada apenas para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. Para que a nova modalidade do Enem exista, o Saeb será totalmente reformulado.
O Saeb passará então a ser uma avaliação anual para estudantes de todas as etapas escolares. Além disso, irá contar com boletins individuais de desempenho. No último ano do ensino médio, o desempenho dos três últimos anos (1º, 2º e 3º do ensino médio) será calculado e com a pontuação final será possível pleitear vagas no ensino superior pelos seguintes meios:
Leia mais:
UEL e Grupo Folha de Londrina promovem a segunda edição do VestibaFest no Calçadão
Concurso do INSS terá 500 vagas para perito e salário inicial de R$ 14.166,99
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 é aprovada por 70% dos brasileiros, mostra Datafolha
No Brasil, 52% acham que Bolsonaro tentou dar golpe para seguir na Presidência, aponta Datafolha
● Prouni (Programa Universidade para Todos);
● Sisu (Sistema de Seleção Unificada) – ainda será avaliada essa possibilidade;
● Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Sendo assim, o desempenho do estudante que estiver no 1º ano do ensino médio em 2021 será somado ao de 2022 e 2023, para que ele concorra a uma vaga de ensino superior em 2024.
O Inep trouxe esses detalhes sobre como será o funcionamento do Enem seriado em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (15). Um dos pontos mais importantes é que o Enem tradicional não deixará de existir, lembrando que, a versão digital da avaliação também já está sendo testada.