Mais de 145 mil paranaenses vão fazer as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos. O Enem é promovido anualmente pelo Inep, autarquia do MEC (Ministério da Educação).
O exame avalia o desempenho do estudante e é usado como acesso à educação superior via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem
No Paraná, todas as sete universidades mantidas pelo Governo do Estado – UEL (Universidade Estadual de Londrina), UEM (Universidade Estadual de Maringá), UEPG (Universidade de Ponta Grossa), Unioeste (Universidade Oeste do Paraná), Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e Unespar (Universidade Estadual do Paraná) – utilizam a nota do Enem para o ingresso nas instituições, mas cada uma tem regras próprias.
Leia mais:
Candidato será avisado por e-mail sobre sua situação no CNU
Governo adia divulgação de resultados do Concurso Nacional Unificado
UEPG abre inscrições para curso gratuito de Gerontologia em Apucarana
Resultado final do CNU será divulgado nesta quinta-feira
A UEL e a Unicentro usam o Enem como fase única de parte de seus cursos. Na UEL, as vagas ofertadas por meio do Sisu são definidas pelos cursos, assim como as pontuações mínimas exigidas para a redação e para cada área de conhecimento. Enquanto na Unicentro, o candidato que quiser fazer um de seus cursos não pode zerar a redação.
Os interessados em entrar nas graduações da UEM também contam com o Sisu. A UEM não utiliza a nota do Enem no vestibular, entretanto é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes. Na UEPG e na Unioeste, o resultado do Enem compõe a nota do vestibular.
Na Unioeste, 50% das vagas de ingresso são via Sisu. Já a UEPG passou a adotar o Enem como uma das etapas de seleção nos cursos de graduação presencial e a distância. Por isso, a participação no Enem é obrigatória, uma vez que o resultado obtido no exame é somado ao do vestibular.
Desde 2015, a UENP disponibiliza no mínimo 10% das vagas anuais de cada curso de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada. E na Unespar, além do tradicional vestibular, desde 2015, a nota do Enem é uma das formas utilizadas pela instituição para seleção de novos estudantes.
VESTIBULAR
Das universidades paranaenses, apenas a UEPG, a UEL e a UENP estão com inscrições abertas para o vestibular. Nas duas primeiras, as inscrições podem ser feitas até 8 de novembro e na UENP o encerramento será no dia 10 de novembro.
A UEPG irá aplicar a prova em 11 de dezembro em fase única. A UEL programou duas fases para o seu vestibular, ambas no próximo ano – 5 de março (1ª fase) e 2 e 3 de abril (2ª fase). Já a UENP tem previsão de prova para 15 de janeiro de 2023.
Unicentro e a Unespar já encerraram as inscrições para o vestibular. As provas das duas instituições serão aplicadas no dia 6 de novembro, nas cidades de Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Pitanga, Prudentópolis e União da Vitória.
A UEM também encerrou as inscrições e irá promover a prova no dia 12 de fevereiro de 2023, em Maringá, Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí e Umuarama.
O cronograma do Vestibular 2023 da Unioeste ainda não foi divulgado. As inscrições serão abertas até o final deste ano.
DADOS NACIONAIS
Em todo o País, 3.396.632 pessoas farão o Exame Nacional do Ensino Médio. Desse total, 61% são mulheres. A proporção é a mesma no Paraná. No Estado, estão inscritas 89.002 mulheres e 56.673 homens.
No dia 13, serão feitas as provas de Ciências Humanas e de Linguagens, cada uma com 45 questões objetivas e mais a redação, que deve ter no máximo 30 linhas. No dia 20 serão avaliadas as áreas de Matemática e Ciências da Natureza, também com provas objetivas de 45 questões cada.
Pelo terceiro ano consecutivo, além da versão impressa, o Inep fará o exame também no formato digital. A opção por um ou outro foi feita no momento da inscrição.
A versão digital é promovida nas mesmas datas do exame impresso, as perguntas também são idênticas, assim como o tema da redação. Embora no Enem Digital as questões sejam respondidas digitalmente, a redação terá de ser manuscrita.
A diferença entre as duas modalidades é que no digital o exame só pode ser feito por quem já concluiu ou vai concluir o ensino médio em 2022.
No Paraná, 141.400 pessoas optaram pela versão impressa e 4.275 pela digital. O Enem Digital será aplicado nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina.
Os locais das provas, tanto do Enem impresso como da versão digital, já estão disponíveis e podem ser consultados na página do participante.
Confira o número de inscritos no Enem por Estado: